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Os momentos mais marcantes do pós-venda em 2019

31 Dezembro, 2019

O ano de 2019 foi excelente em termos de pós-venda. Talvez tenha sido mesmo o ano mais interessante de sempre e também o mais desafiante de sempre. Não é fácil escolher os temas mais marcantes de 2019, pois foram realmente muitos, mas aqui deixamos alguns que nos parece que irão ter muito impacto no futuro do pós-venda em Portugal.

1 – EMPRESAS ESPANHOLAS EM PORTUGAL – O mercado português tornou-se apetecível para as empresas espanholas. São vários os exemplos que poderemos encontrar, como a Lausan que adquiriu a Soulima, ou a “entrada” do Grupo ASER na N Peças, Samiparts ou Humberpeças. Também é verdade o inverso, com a Create Business, por exemplo, a assumir uma presença cada vez mais destacada em Espanha.

2 – GRUPOS DE RETALHO – Depois de alguns grossistas terem “furado” a cadeia de distribuição, o retalho de peças tem vindo a responder. Não é de estranhar que este ano os Grupos de Retalho tenham aparecido ainda com mais força, como é o caso do Grupo Trustauto. Ganhar dimensão foi também a resposta que alguns retalhistas deram para se posicionarem mais próximo dos seus clientes.

3 – SOFRAPA- A Sofrapa prossegue o seu objetivo de ser, ainda mais, o maior grossista de peças no mercado português. Este ano adquiriu, por exemplo, a Cosimpor e a Auto Peças Barlavento e promete não parar por aqui.

4 – NOVAS OFICINAS – As oficinas independentes estão em clara transformação. Provavelmente nunca houve no mercado português um tão grande investimento em novas oficinas. A complementar, em 2019 foram lançados (ou reforçados) diversos novos conceitos oficinais, com a CGA Car Service, Nexus Auto, SPG Oficinas, RecOficial, AllTrucks, etc.

5 – DIESEL – Um dos temas mais discutidos em 2019 foi o diesel. No aftermarket, o discurso das restrições ao diesel não teve qualquer impacto, pois os veículos diesel continuaram a ser os mais pesquisados nas plataformas de identificação de peças. No aftermarket o diesel não tem os dias contados.

6 – DPAI / ACAP – A DPAI, a Divisão de Peças Independentes da ACAP, teve um ano de maior visibilidade e de ação perante o mercado, embora continue à procura de uma muito maior representatividade. A verdade é que está a ser feito um trabalho de valor, que pode e deve ser mais apoiado pelo mercado das peças independentes.

7 – STOCK DE PEÇAS – 2019 foi um dos anos (ou talvez tenha sido mesmo o ano) em que mais se investiu em espaço de armazém para stock de peças, lubrificantes ou de pneus. A Alecarpeças abriu no Porto, assim como a Soulima, enquanto a S. José Logística inaugurou o maior armazém de pneus que alguma vez existiu em Portugal e a Sintética também passou a ter nova casa.

8 – COMPONENTES ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS – São cada vez mais importantes os componentes elétricos e eletrónicos nos automóveis. A pesquisa destes componentes nas plataformas de dados técnicos cresceu imenso, e passaram a ter muito mais visibilidade empresas como a EAATA, LuzDeAirbag, Total Centralinas, Utilinx, entre outras, que têm vindo a apostar na formação, na reparação e na comercialização deste tipo de componentes.

9 – MARCAS DE AUTOMÓVEIS – As marcas de automóveis nunca tiveram uma expressão tão forte no aftermarket como aconteceu em 2019 e não é só o caso da EuroRepar ou da Motrio. Apesar de terem estratégias mais “silenciosas” a verdade é que outras marcas profissionalizaram ainda mais o seu negócio de peças para o mercado independente, nomeadamente por via das plataformas digitais.

10 – FUSÕES, CONCENTRAÇÕES E AQUISIÇÕES – As fusões, concentrações e aquisições têm sido uma constante ao nível dos fornecedores de peças OE e IAM. Muitas delas visam sobretudo o ganho de novas competências que alguns fornecedores não têm, nomeadamente na área digital.

11 – FALTA DE RECURSOS HUMANOS – Não deixa de ser preocupante a falta de recursos humanos qualificados que existe no setor do pós-venda, que se torna ainda mais evidente no setor da colisão. Como temos vindo a provar na revista PÓS-VENDA, não faltam cursos de formação em Portugal para este setor, no qual se tem vindo a investir, como é exemplo o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

12 – INICIATIVAS PÓS-VENDA – Em 2019 a revista PÓS-VENDA lançou uma iniciativa inédita de maior aproximação ao mercado oficinal, com o “À Conversa com as Oficinas”, que vamos manter em 2020, como forma de darmos a conhecer, ainda melhor o dia-a-dia das oficinas independentes em Portugal. Para além da liderança editorial da revista PÓS-VENDA (é claramente a publicação do aftermarket com melhores conteúdos), que é ainda mais evidente e mensurável no digital, o que nos levou a investir num novo site. Em 2020 vamos tentar diversificar ainda mais os conteúdos, mantendo sempre o Pós-Venda como base de tudo.

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