Ver todas

Back

Peugeot apresenta novo e-Expert

Tendo certificado recentemente as suas motorizações térmicas segundo a norma Euro6 e contando com uma gama adaptada às utilizações específicas dos diferentes profissionais, o Peugeot Expert passa, a partir de agora, a estar disponível com uma versão 100% elétrica, tornando-se Peugeot e-Expert.

O Peugeot e-Expert dispõe de:
– 2 níveis de autonomia que garantem até 330 km no ciclo WLTP,
– 3 comprimentos (Compacto, Standard e Longo),
– uma capacidade de reboque de 1.000 kg e uma carga útil de 1.275 kg,
– um volume de carga idêntico ao da versão térmica.

Fiel ao conceito “power of choice” da Marca, o novo Peugeot e-Expert mantém o estilo musculado, robusto e valorizador das versões térmicas, que complementa com vários elementos distintivos.

No exterior:

  • Os Leões dicroicos (com alterações de cor de acordo com o ângulo de visão), na zona dianteira e traseira, que acompanham a opção “Pack Look”,
  • Uma abertura de carga na divisória frente esquerda,
  • Uma grelha intermédia específica,
  • Um monograma “e-Expert” na traseira.

No interior:

  • Um cluster analógico com matriz de cores adaptado à versão elétrica,
  • Grafismos específicos para o touchscreen central, com Navegação conectada 3D TomTom Traffic, que inclui, a partir de agora, a indicação dos pontos de carregamento e a distância a que os mesmos se encontram, em função da autonomia,
  • Um novo comando de caixa automática ”e-Toggle”,
  • Um seletor de modo de condução que permite alternar entre os modos Eco, Normal ou Power,
  • Um travão de estacionamento elétrico.

A consola central foi redesenhada ao nível do posto de condução para acomodar:

  • o novo comando de caixa “e-Toggle”, perfeitamente integrado e ergonómico, dando acesso às funções Park / Reverse / Neutral / Drive e Brake,
  • um seletor dos 3 modos de condução,
  • um local de arrumação na parte superior.

O novo PEUGEOT e-Expert propõe 3 modos de condução, selecionáveis a partir do seletor de modo:

Eco (60 kW, 190 Nm), em prol da autonomia,
Normal (80 kW, 210 Nm), ideal para uma utilização no quotidiano,
Power (100 kW, 260 Nm), otimiza as performances em transportes de cargas pesadas.

Estão disponíveis dois modos de travagem, com tipologias adaptadas para a regeneração das baterias:

  • moderado, para sensações semelhantes às de um veículo térmico,
  • aumentado (acessível pela engrenagem “B”, de “Brake”, situada no comando da caixa), para uma desaceleração acentuada quando se larga o pedal do acele

Todas as versões do novo Peugeot e-Expert estão equipadas com travão de estacionamento elétrico, uma novidade neste modelo. Para além de libertar espaço ao nível do piso, esse recurso automático garante um conforto e serenidade adicionais na condução no dia-a-dia. Em complemento, surge uma área de armazenamento lateral, colocada no suporte do travão de estacionamento elétrico.

Baseado na plataforma modular multi-energias EMP2 (Efficient Modular Platform), o Peugeot e-Expert integra um motor 100% elétrico, com uma potência máxima de 100 KW e um binário máximo de 260 Nm disponível desde o arranque para uma resposta imediata, sem vibrações, ruído, passagens de caixa, odores e, claro, emissões de CO2.

A cadeia de tração elétrica é semelhante à dos novos Peugeot e-208 e SUV Peugeot e-2008. O redutor foi adaptado, sendo mais curto para ir ao encontro dos constrangimentos de carga, decorrentes da utilização dos veículos comerciais.

O novo Peugeot e-Expert é o primeiro veículo elétrico da Peugeot a propor uma oferta dupla em termos de autonomia. Em função das necessidades, as capacidades disponíveis das baterias de iões de lítio são de 50 kWh e 75 kWh.

Estão disponíveis dois tipos de carregadores a bordo, indo ao encontro de todas as utilizações e soluções de carregamento do cliente, um carregador monofásico de 7,4 kW (de série) e um carregador trifásico de 11 kW (em opção).

PALAVRAS-CHAVE