Com o lançamento no mercado nacional dos eVito Furgão, eSprinter Furgão, eVito Tourer e EQV em 2020, a Mercedes-Benz Vans inicia a sua estratégia de lançamento de veículos sem emissões de gases locais nos segmentos de Mid-Size Vans e Large Size-Vans. O início da comercialização do novo eVito Furgão e do novo eSprinter Furgão, disponibiliza aos clientes a possibilidade de já poderem encomendar um veículo com produção em 2020.
Ambos os modelos eVito Furgão e eSprinter Furgão, irão beneficiar da fiscalidade Portuguesa para veículos 100% elétricos, com destaque para o facto de não estarem sujeitos a alguns impostos s que estão sujeitas as viaturas com motor de combustão interna, nomeadamente o ISV e o IUC.
- Mercedes-Benz eVito Furgão com consumo de energia elétrica em ciclo combinado de 27 kWh/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 0 g/km1.
- Mercedes-Benz eSprinter Furgão com consumo de energia elétrica em ciclo combinado de 34,3 kWh/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 0 g/km1.
Carregamento rápido e gestão inteligente
O Mercedes-Benz eVito Furgão e o Mercedes-Benz eSprinter Furgão integram um Carregador de Bordo de corrente alternada com uma potência de 7,4 kW, com arrefecimento através de líquido de refrigeração. Desta forma estes novos modelos estão preparados para o carregamento com corrente alternada numa wallbox ou nos postos de carregamento públicos, permitindo carregar a bateria em 6 horas (conjunto de 3 baterias) e em 8 horas (conjunto de 4 baterias). O carregamento é realizado através da tomada de carregamento, ligando o cabo de carregamento na tomada localizada no pilar B, do lado do condutor (eVito Furgão) ou na grelha dianteira (eSprinter Furgão).
No caso do eSprinter esta tomada também permite carregar com corrente contínua (C.C.). Graças à potência máxima de carregamento de 80 kW (disponível em opção), num posto de carregamento rápido (C.C.) é possível carregar a bateria de alta-tensão do eSprinter Furgão desde 10% até 80 % em aproximadamente 20 minutos (3 baterias) ou 25 minutos (4 baterias).
Os Mercedes-Benz eVito Furgão e eSprinter Furgão possuem uma estratégia de funcionamento inteligente, fazendo com que estes modelos carreguem as respetivas baterias durante a condução. Assim, em modo de desaceleração ou em travagem, a energia mecânica resultante do movimento de rotação é transformada em energia elétrica e utilizada para carregar a bateria de alta tensão (recuperação). O condutor tem uma influência importante no processo de recuperação de energia. O condutor pode regular a intensidade da recuperação de energia conforme necessário através das patilhas disponíveis atrás do volante. Além disso, três programas da transmissão no eVito Furgão e quatro programas da transmissão no eSprinter Furgão, ajudam o cliente a escolher individualmente entre o máximo conforto e a máxima autonomia durante a condução, com o simples pressionar de um botão. Com alguma prática e condução cuidada, é possível não só recuperar alguma energia de volta para as baterias, como atingir uma significativa poupança no desgaste dos componentes do sistema de travagem.
O eVito Furgão está disponível em duas diferentes versões de comprimento: Standard, com um comprimento total de 5.140 milímetros e Longo, com 5.370 milímetros e o eSprinter Furgão com uma versão de carroçaria, com um comprimento total de 6.088 milímetros. Ao disporem da bateria de alta-tensão localizada na secção inferior do piso da carroçaria, a zona de carga e o espaço interior mantêm-se disponíveis e sem restrições.
O eVito Furgão e o eSprinter Furgão possuem um amplo nível de equipamentos de série, como por exemplo, a Conectividade Mercedes PRO ou o peso bruto de 3.200 kg (eVito Furgão) ou de 3.500 kg (eSprinter Furgão) e vários sistemas de assistência e de segurança, como o Assistente de Vento Lateral, Cruise Control (eVito Furgão), Attention Assist (eSprinter Furgão), Sistema de assistência no arranque e Luzes de Circulação Automáticas.