A Bosch estabeleceu uma joint venture na China com o fabricante de veículos comerciais Qingling Motors. A Bosch Hydrogen Powertrain Systems (Chongqing) Co. Ltd. irá desenvolver, montar e comercializar sistemas de célula de combustível para o mercado chinês.
A Bosch pretende, assim, dar o próximo passo no que diz respeito às células de combustível como solução para uma mobilidade livre de emissões.
O objetivo é reunir a tecnologia e experiência de mercado de ambos os parceiros e contribuir para o desenvolvimento do mercado chinês de células de combustível e para a transformação da indústria automóvel local. De acordo com o Energy Saving and New Energy Vehicle Technology Roadmap 2.0 da Sociedade Chinesa de Engenheiros Automóveis (China-SAE), mais de um milhão de veículos com sistemas de célula de combustível podem vir a ser registados na China até 2030.
A joint venture tem como objetivo fornecer todos os fabricantes de veículos chineses com sistemas de células de combustível. Os componentes necessários para isso, como pilha de células de combustível, compressor de ar com eletrónica de potência e unidade de controlo com sensores, têm como origem a Bosch, principalmente a fábrica de Wuxi. A produção em pequena escala irá começar nessa fábrica este ano. Também em 2021, uma frota de teste de 70 camiões Qingling equipados com o Módulo de Célula de Combustível da Bosch irá fazer-se à estrada. O lançamento no mercado do sistema de célula de combustível está previsto para 2022/2023.
Há já alguns anos que a Bosch tem vindo a trabalhar com a Qingling na China nas áreas da injeção de combustível e tratamento de gases de escape.