A qualidade, a rapidez de entrega e o preço são fatores decisivos para os players manterem a competitividade, numa área de mercado onde a oferta é extensa.
TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO
Com a concorrência de marcas de baixo preço e qualidade nem sempre garantida e percebida pelo cliente final, os principais players do mercado de filtros em Portugal apostam, além de um produto de qualidade, na prestação de um serviço pós-venda cada vez mais completo, seja através da disponibilização de informação e aconselhamento técnico, recomendações de uso, disponibilização de catálogos e loja online ou formação para as equipas. “Alertamos para o uso de filtros de fraca qualidade, que poderão originar problemas nos veículos, principalmente nos sistemas de injeção e/ou turbocompressão”, indica Vasco Loff Duarte, da Auto Silva Acessórios.
Os operadores indicam o preço, a qualidade e a rapidez de entrega dos produtos como pontos cruciais, num mercado que encontrou uma oportunidade perante a pandemia de Covid-19, com a maior preocupação dos condutores em substituir os filtros, principalmente o de habitáculo, criando assim uma oportunidade de negócio adicional para as oficinas. “Até ao ano passado, trocávamos o filtro de habitáculo quando existia mau odor dentro do veículo, mau funcionamento do ar condicionado ou do sistema de ventilação, causado por um filtro de habitáculo danificado, e deveríamos trocar o filtro de habitáculo a cada 12 meses tal como acontece com os outros filtros.
Neste momento, essa realidade tem vindo a mudar, devido à pandemia, que começou a despertar a atenção das pessoas para o cuidado a ter com o ar dentro do seu veículo. Ao efetuar a substituição do filtro de habitáculo, garantimos uma excelente qualidade do ar dentro do veículo, o que irá proporcionar uma visibilidade mais clara, uma melhoria da segurança rodoviária e também uma diminuição do risco de contágio de doenças respiratórias”, indica José Boavida, da Corteco. Desde a última edição em que fizemos o levantamento da oferta dos principais operadores desta área de negócio, o mercado dos filtros viu muitas novidades surgirem, mantendo uma extensa oferta, em qualidade e preço.
Leia aqui o artigo completo.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 67 de abril de 2021. Consulte aqui a edição.