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Vendas online de veículos usados caem 4,9% em janeiro

23 Fevereiro, 2022

De acordo com o Observatório INDICATA, em Janeiro de 2022, as vendas online de automóveis usados B2C na Europa diminuíram 4,9%, em termos homólogos.

Em Portugal, as vendas de automóveis usados em janeiro foram 11,4% inferiores em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Em Janeiro de 2022 as vendas de automóveis usados online B2C para a região aumentam 13,7% em termos mensais e 19,1%, excluindo a Turquia. Em termos homólogos, as vendas em Janeiro diminuíram 4,9% para a região e foram 17,7% menos do que em Janeiro de 2020.

As vendas de BEVs usados aumentaram 72% em termos homólogos, enquanto as vendas de Híbridos usados aumentaram 47% durante o mesmo período. Em Janeiro as vendas de usados a Gasóleo caíram 17% em termos homólogos, enquanto as vendas de usados a Gasolina permaneceram estáveis.

Em termos homólogos, todas as motorizações tiveram um crescimento da rotação de stock de dois dígitos, visto a procura ter excedido a oferta. A rotação de stock para os usados a Gasóleo aumentou 34%, para os usados a Gasolina subiu 44% e os Híbridos e os BEV aumentaram 54% e 65% respectivamente. Em Janeiro, a rotação de stock dos usados a Gasóleo permaneceu a mais alta da região em 7,1x enquanto os usados a Gasolina mantiveram o segundo lugar com uma rotação de stock de 6,9x. Os BEVs usados estão consistentemente a vender tão rápido como as outras motorizações em muitos mercados e têm agora uma rotação de stock em toda a região de 5,5x e próxima dos Híbridos a 5,7x.

Seis meses consecutivos de status quo para os três veículos mais vendidos por volume com menos de 4 anos de idade em Janeiro. O Volkswagen Golf continuou a ser o automóvel usado mais vendido em geral e o automóvel com motor de combustão interna mais vendido. Também não houve alteração nos três primeiros Híbridos, mas enquanto o Renault Zoe manteve o primeiro lugar para os BEVs, o Nissan Leaf e o Fiat 500 tiraram o segundo e terceiro lugar ao Audi e-tron e BMW i3.

Os automóveis usados com menos de 4 anos de venda mais rápida em Janeiro, de acordo com o Market Day’s Supply, viram o MG 3 passar do segundo lugar em Dezembro para ocupar o primeiro lugar em Janeiro com um MDS de apenas 36,5 dias.

Os níveis de stock de automóveis usados online B2C no início de Fevereiro de 2022 são 3,7% mais baixos em termos mensais e 24,3% mais baixos do que no início de Fevereiro de 2021. O nosso índice de preços baseia-se num conjunto consistente de veículos indexados a Janeiro de 2021, mas foi reposto para o início do novo ano, o que produziria um aumento típico de cerca de 2%-4%, seguido normalmente por uma curva descendente dos preços médios devido ao impacto do ciclo de vida do produto. “Uma forte procura num contexto de oferta restrita é a receita perfeita para a subida dos preços, o que é o caso em todos os mercados, embora alguns mercados pareçam estar a aproximar-se do seu pico.”, afirma o Director Global do INDICATA, Andy Shields.

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