Foi aprovado pelo Parlamento Europeu uma proposta da Comissão que determina, a partir de 2035, a proibição da venda de veículos novos com os tradicionais motores a combustão!!!
Esta proposta teve o voto favorável de 339 eurodeputados (249 votos contra e 24 abstenções), tendo sido validada a regulamentação das emissões de dióxido de carbono dos automóveis e carrinhas (os pesados ficam para já de fora).
Nesta proposta, agora votado, existe objetivos intermédios a cumprir que passam por uma redução de 15% nas emissões de automóveis até 2025 e uma redução de 55% até 2030.
A ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis) emitiu de pronto um comunicado onde diz que se congratula “com o facto de o Parlamento ter mantido a proposta da Comissão Europeia para as metas para 2025 e 2030. Essas metas já são extremamente desafiadoras e só alcançáveis com um aumento maciço na infraestrutura de recarga e reabastecimento”, adverte a associação.
No mesmo comunicado a ACEA refere ainda que “dado que a transformação do setor depende de muitos fatores externos que não estão totalmente em suas mãos, a ACEA está preocupada com o fato de os deputados votarem para definir uma meta de -100% de CO2 para 2035”.
“Dada a volatilidade e incerteza que estamos experimentando globalmente no dia-a-dia, qualquer regulamentação de longo prazo que vá além desta década é prematura neste estágio inicial. Em vez disso, é necessária uma revisão transparente no meio do caminho para definir as metas pós-2030”, afirmou Oliver Zipse, presidente da ACEA e CEO da BMW, adiantando que “tal revisão terá, em primeiro lugar, que avaliar se a implantação da infraestrutura de carregamento e a disponibilidade de matérias-primas para a produção de baterias serão capazes de corresponder ao contínuo aumento acentuado dos veículos elétricos a bateria naquele momento”.