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Veidec Portugal: Químicos com garantia ambiental

5 Dezembro, 2022

A VEIDEC pretende ser uma empresa diferente no que diz respeito aos produtos químicos para o setor automóvel (e não só). O total respeito pelo meio ambiente é uma das preocupações desta empresa sueca que em Portugal é representada pela Triflux.

A Triflux nasce de uma conjugação de vontades de modo a criar uma empresa que tivesse pressupostos de desenvolvimento sustentados em valores como o ambiente e a segurança. A empresa desenvolve uma série de atividades em diferentes setores, como sejam os fluídos industriais e a climatização, entre outros, sendo que numa outra área dedica-se também à representação de produtos químicos. Quase toda a equipa da Triflux é constituída por profissionais ligados ao ambiente, qualidade, segurança e saúde no trabalho e, como tal, “a nossa intenção sempre foi a de trazer produtos para o mercado que respeitassem e tivessem na sua composição a componente ambiental integrada, desde a sua formulação química até à embalagem propriamente dita”, refere Rui Rodrigues, gerente da Triflux.

Após uma pesquisa das soluções existentes e disponíveis, mediante a experiência técnica da empresa e um caderno de encargos orientado sempre para a questão ambiental, a VEIDEC acabou por ser a marca escolhida até porque a mesma é originária da Suécia, país onde o tema ambiental é levada muito a sério. “Rapidamente percebemos que esta marca nos trazia tudo aquilo que procurávamos pois apresentava conceitos diferentes, formulações diferentes e uma abordagem diferente daquilo que é a área profissional associada aos produtos químicos, com foco na questão ambiental que era isso que procurávamos”, explica Rui Rodrigues.

Iniciada a parceria com a VEIDEC (que é apresentada ao mercado como VEIDEC Portugal) a orientação foi trabalhar o segmento profissional ligada a diversos setores, no qual o setor automóvel é um dos principais. Apesar de ser um projeto recente, o responsável da Triflux diz que os produtos da VEIDEC foram bem aceites no mercado, mas existe um trabalho a fazer para que a implementação da marca seja mais sustentada, tendo em conta que “para além da questão ambiental ligada aos produtos existe outro fator muito importante, que é a durabilidade e longevidade dos produtos VEIDEC”.

Um dos aspetos diferenciadores dos produtos VEIDEC, segundo os responsáveis da Triflux, é precisamente o da durabilidade dos mesmos, permitindo uma maior rentabilidade a quem os utiliza.

“A nossa estratégia de trabalhar com profissionais passa também por esta questão da durabilidade. Sabemos que quem utiliza estes produtos tem uma expetativa sobre os resultados da utilização deste tipo de produtos, mas em função da frequência de utilização poderão sentir ainda mais os benefícios de trabalhar os produtos da VEIDEC”, assume Rui Rodrigues, acrescentando que “alguns produtos que existem no mercado poderão ter também como argumento técnico não serem nocivos para o ambiente, mas pouco são aqueles juntam como argumento a durabilidade do mesmos”.

Gama diversificada
Com cerca de 140 referências disponíveis em produtos de limpeza, remoção, selantes e lubrificação, Nuno Fonseca, gerente da Triflux, destaca como exemplo “o detergente de lavagem VEIDEC que é 100% composto por produtos naturais. Muitos podem argumentar que não resulta, mas o efeito surpresa destes produtos é enorme depois de verem os seus resultados”.

Um outro eixo estratégico da VEIDEC é a sua gama relativamente concentrada de produtos, isto é, com menos produtos disponíveis na gama consegue ter um conjunto de aplicações semelhante a qualquer outra marca de produtos químicos. “Isto é muito importante para quem quer trabalhar a nossa gama de produtos, pois não necessita de ter demasiados referências em stock. Com menos referências consegue ter uma boa abrangência de aplicações e dessa forma ter uma melhor gestão deste tipo de consumíveis”, diz Nuno Fonseca, arg umentando que “já temos casos concretosem que a redução de referências para as mesmas funções é superior a 30% e temos muito casos em que é de 50%”. O responsável da Triflux explica que o posicionamento de preço dos produtos VEIDEC é bastante concorrencial, não só dentro dos que têm maior rotação, mas também naquela gama de maior especialização e diferenciação que caracteriza precisamente os produtos desta marca sueca.

Tendo iniciado o trabalho com a VEIDEC no início de 2020, a pandemia acabou por atrasar um pouco o seu lançamento em Portugal. Neste momento, a estratégia passa por trabalhar os produtos VEIDEC, para o setor automóvel, através de revendedores que pretendam trabalhar localmente esta marca. “Estando a legislação a mudar, do ponto de vista ambiental, alguns clientes acabam por nos procurar precisamente por essa razão, porque sabem que as nossas soluções dão respostas a essas questões”, assegura o gerente da Triflux, dizendo que “apostamos muito na demonstração, que acaba por ser muito importante para se perceber a diferenciação que os nossos produtos trazem ao mercado”. Através do site da VEIDEC, tem-se acesso a todas as fichas técnicas e de segurança dos produtos (em português), mas também a um vasto conjunto de informação sobre a marca e sobre os seus produtos.

O DESAFIO DA VEIDEC
Um dos grandes desafios da VEIDEC foi fazer desaparecer das embalagens do seus produtos tudo o que seja pictogramas de risco, que indica que os mesmos não têm substâncias nocivas para o ambiente. “A VEIDEC é das marcas que mais prioriza esta questão”, refere Rui Rodrigues, adiantando que “é difícil que no mercado consigamos encontrar produtos pressurizados que não tenham no mínimo um pictograma de risco. O nosso produto de limpeza de superfícies, usado no setor auto, não tem qualquer pictograma de risco”. Refira-se como curiosidade, que ao nível das tampas das embalagens, a VEIDEC conseguiu já reduzir em alguns produtos 75% a utilização do plástico.

TRIFLUX
Nuno Fonseca
917 728 952
geral@triflux.pt
www.triflux.pt
www.veidec.com

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