A UFI Filters não é apenas uma empresa líder no setor da filtração, mas também da gestão térmica, fornecendo soluções de 360º para a mobilidade do futuro, conforme demonstra a presença dos permutadores de calor em equipamentos de origem como os motores elétricos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
Com efeito, a UFI Filters fornece o permutador de calor para o novo motor elétrico dianteiro ePT-160, de 160kW, montado nos novos Renault Megane E-Tech e Nissan Ariya. Este motor elétrico equipará ainda outros veículos do segmento C, que serão lançados até 2024 pela Aliança Franco-Nipónica, e tem o potencial para se tornar bastante popular na Europa ao longo dos próximos anos.
O permutador de calor para o ePT-160 é à base de placas de alumínio e foi produzido com a tecnologia de brasagem a vácuo, o que permite obter um produto bastante robusto e limpo. O permutador UFI é composto por 4 camadas dedicadas ao óleo e 4 ao líquido refrigerante (coolant). A entrada de óleo ocorre através da placa de base fixada diretamente no exterior do motor elétrico. A configuração do permutador de calor é de fluxos cruzados em contracorrente. O que significa que os líquidos (óleo e refrigerante) fluem em direções opostas, cruzando-se os fluxos do óleo e do refrigerante em camadas alternadas.
Para a versão 4×4 disponível no Nissan Ariya e-4ORCE 4WD, a UFI Filters fornece igualmente um segundo permutador de calor para o motor elétrico traseiro. Produzido também em alumínio com tecnologia de brasagem a vácuo, é composto por 7 camadas para o óleo e 6 para o líquido refrigerante (coolant). A entrada de óleo e do líquido refrigerante ocorre através da placa de base fixada diretamente no exterior do motor elétrico. A configuração do permutador de calor é de fluxos paralelos em contracorrente. Os dois líquidos fluem em direções opostas, mas cada um permanece no mesmo lado das camadas de alumínio.
Com estas duas aplicações, a UFI Filters reforça a sua posição de liderança no setor da gestão térmica de motores elétricos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
Rinaldo Facchini, CEO do Grupo UFI Filters, afirma: “A colaboração com a Aliança Renault- Nissan-Mitsubishi representa um marco e é um testemunho do protagonismo do Grupo UFI Filters no setor da mobilidade elétrica. Integrar um motor que supera as 120.000 peças por ano, e que visa chegar às 300.000, demonstra também que a gestão térmica dos veículos elétricos é um dos pontos fortes da empresa”.