A partilha de informação de mercado para a criação de oportunidades de negócio é o foco dos empresários do aftermarket que constituem o Club Aftermarket V.I.
O Club Aftermarket V.I. foi criado com o objetivo de melhorar a disponibilidade de dados de mercado, intercambio de experiências e networking entre os players do setor dos veículos pesados em Espanha, com o objetivo de as empresas melhor anteciparem e responderem às tendências do mercado. Raúl González explica à PÓS-VENDA PESADOS de que forma atua esta entidade em Espanha, e como pretende integrar os dados obtidos com o mercado português.
O que é o Club Aftermarket V.I.?
O “Club Aftermarket V.I.”, também conhecido como “Club de La Pos Venta” no mercado Espanhol, é constituído por um grupo de empresas que trocam conhecimento e experiências e financiam serviços de recolha de dados importantes para os seus negócios: fabricantes, grupos de distribuição, distribuidores, redes de oficinas, frotas e associações sectoriais. Surgiu para responder a uma necessidade que nos transmitiram os profissionais ligados ao pós-venda de veículos pesados, transporte de mercadorias e de passageiros, camiões e autocarros, na anterior edição da Motortec, em 2019, em que organizámos vários eventos, entre eles um específico para o pós-venda de veículos pesados e, para nossa surpresa, foi o que teve mais afluência de público. O que acontecia é que nunca se tinha prestado atenção de forma especifica a este segmento de mercado. E a partir daí, criámos um clube que funciona como um espaço de networking, de criação e troca de conhecimento e de experiências. A partir daí, geramos serviços. Iniciámos com uma série de relatórios de mercado e de vendas, relativos às oficinas de veículos pesados em Espanha. Todos os meses recolhemos informações dos nossos sócios, e incorporamos também informação de perceção de mercado, retirada de inquéritos a oficinas, por forma a percebermos a evolução do mercado. Os relatórios de vendas saem de DMS das oficinas – através do software de gestão das oficinas – constituindo uma amostra da realidade. Com essa informação geramos relatórios. Além disso, também realizamos frequentemente dinâmicas de grupo presenciais, com um conjunto de oficinas. São convocadas por um centro de investigação, e não por marcas, e, por isso, a informação que prestam é mais real e fiável. Fazemos ainda o congresso anual de oficinas de veículos pesados, assim como webinars online.
Que valor acrescentado podem dar ao mercado todos estes dados?
O Club fornece acesso a serviços e informações exclusivas para os membros, que pretendem proporcionar vantagens competitivas em termos de conhecimento do mercado. Como não havia dados, existia apenas alguma informação de empresas como a GIPA, de dados de perceção de mercado, obtida através de questionários feitos às oficinas. É um agregador de valor interessante, mas nós complementamos com as vendas reais das oficinas em Espanha, e fazemos um estudo com essa amostra representativa do mercado, obtendo os dados de evolução do negócio. E, por isso, é uma aproximação muito relevante do que ocorre na realidade. Além disso, as dinâmicas de grupo, por serem realizadas com um sociólogo e várias oficinas de perfis distintos – uma oficina de rede, uma oficina independente, uma oficina pertencente a uma frota, etc. – as oficinas sentem-se mais à vontade para falar, fornecendo informação muito mais real. Também recolhemos dados de perceção dos distribuidores e dos clientes das oficinas, tanto de frotas de grande dimensão, como de empresas mais pequenas. Estes são questionados sobre a sua satisfação sobre os serviços da oficina onde realizam o serviço aos seus veículo, aquilo que sentem que faz falta, etc. Estes dados, ao serem fornecidos de forma anónima, tornam-se também muito credíveis, e tudo isto é uma mais-valia para os players, ao perceberem o estado atual do mercado e as tendências futuras.
Como funciona a parceria com a IF4?
Na edição anterior da Motortec, pedimos à IF4 uma apresentação do mercado de veículos pesados em Portugal. Foi muito positivo, porque várias empresas que participaram, tanto de fabricantes de peças, como distribuidores, são empresas que funcionam a nível ibérico. A IF4 fornece-nos dados daquilo que acontece no aftermarket em Portugal, no setor dos transportes de mercadorias e passageiros.
O nosso objetivo é trocar informação, para melhor ficarmos a conhecer os dois mercados. Seria muito importante termos uma dimensão de dados do aftermarket ibérica, mas, neste momento, a maioria da informação ainda é relativa ao mercado espanhol. Em Espanha havia muito pouca informação, tal como acontece no mercado Português, mas depois do congresso que decorreu na Motortec em 2019, decidimos fazer algo em relação a isso, e arranjar uma forma de compilar os dados dos vários players e setores do mercado. E, a partir daí, fomos gerando uma grande quantidade de dados.
III CONGRESSO DE OFICINAS DE VEÍCULOS PESADOS
O Club Aftermarket VI vai realizar, durante a Motortec, o III Congresso de oficinas de veículos pesados. O evento terá lugar no dia 21 de abril às 15h30 no Pavilhão 7 do Fórum Ifema, e terá início com o debate sobre as oficinas e o mercado da manutenção de veículos pesados em Espanha. A estrutura e volume de negócios na mecânica, repintura e pneus. O objetivo é dar aos convidados uma melhor compreensão de quantas oficinas de veículos pesados existem em Espanha; como são e a importância que os clientes da frota e os transportadores independentes têm atualmente nos seus negócios. A apresentação será complementada por duas outras apresentações:
• “Oficinas e mercado de manutenção de veículos pesados em Portugal”, pela empresa de consultoria portuguesa IF4;
• A evolução da frota de veículos pesados a médio e longo prazo e o seu potencial impacto na atividade das oficinas, pela empresa de consultoria MSI. As apresentações serão seguidas de uma mesa redonda sobre “A realidade atual e os desafios para as oficinas V.I. (e peças) a curto e médio prazo”.
Club Aftermarket VI
www.clubposventavi.com
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 39 de abril/maio de 2022. Consulte aqui a edição.