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BASF diz que o espectro de cores automóveis está em expansão

Mesmo que as cores preta e branca continuem a dominar no mercado automóvel, o amarelo, laranja, verde e violeta ganham quota de mercado, de acordo com o relatório de cor da BASF.

Mais uma vez, no ano 2022, as cores acromáticas (branco, preto, cinza e prata) dominaram o mercado automóvel global. No entanto, como os designers da BASF descobriram no Color Report for Automotive OEM Coatings, o espectro de cores automóveis está em expansão, permitindo que cores como o amarelo, laranja, verde e violeta ganhem quota de mercado.

Apesar da mudança, as cores acromáticas continuam a ser o padrão para revestir a maioria dos veículos não comerciais produzidos em 2022. Como tem sido notório ao longo dos anos, o branco continua a ser a cor mais popular em todo o mundo, pela sua beleza clássica e atemporal, bem como o seu alto valor de revenda.

Quando os consumidores não escolhem cores acromáticas, tendem a preferir azul ou vermelho. Embora essas duas cores sejam ainda muito populares, outras cores como amarelo, laranja, verde e violeta estão a ganhar mercado na maioria das regiões do mundo. Isso revela que os clientes da BASF (fabricantes automóveis), estão a adotar uma gama de cores mais ampla e diversificada do que nunca.

Os dados do relatório também mostram que os fabricantes automóveis produziram mais veículos à medida que recuperavam dos efeitos da pandemia global e dos problemas regionais da cadeia de fornecimentos.

América do Sul: A região mais clara, já que o branco e prata dominam o mercado

Historicamente, os consumidores na América do Sul têm escolhido cores mais tradicionais e menos chamativas. Como noutras regiões, a cor branca é de longe a preferida, com o cinza a superar o preto nas cores acromáticas.

Em termos de cores cromáticas, o vermelho e o azul mantiveram-se estáveis, enquanto o castanho ganhou alguma quota de mercado. Essas cores foram escolhidas principalmente para veículos pequenos. Veículos maiores e SUVs registaram maior proporção de cores acromáticas, incluindo vários efeitos novos.

“A América do Sul continua a ser uma região conservadora. Comprar um veículo lá significa que pode ter a mesma variedade de cores, mas dentro de cada espaço de cores, existem alguns efeitos realmente interessantes e diferentes”, disse Marcos Fernandes, Diretor de Tintas Automóveis da BASF para a América do Sul.

EMEA: Mais colorido, embora as duas cores predominantes (branco e preto) também tenham aumentado

A Europa, Médio Oriente e África (EMEA) registaram aumentos nas suas duas cores mais populares: preto e branco e perdas de quota de mercado para cinza e prata. Ao mesmo tempo a região ficou muito mais colorida.

O azul continua a liderar as cores cromáticas na EMEA, mas tanto o azul como o vermelho, perderam quota de mercado. O laranja começou a aparecer na preferência dos consumidores, com o amarelo, castanho e verde a ganhar alguns pontos percentuais.

“O preto e o branco aumentaram este ano, mas é a diversidade de cores cromáticas que se destaca”, afirma Mark Gutjahr, responsável de Design de Cores Automóveis para EMEA. “Se somarmos a participação de mercado do amarelo, laranja, castanho e verde, podemos ver mais tons e diversidade, refletindo uma palete de cores com mais nuances e uma profundidade e amplitude de cores que se desenvolveram nos últimos dois anos”.

América do Norte: Aparecem cores mais cromáticas, como o violeta

Os consumidores norte-americanos têm menos opções cromáticas, mas isso não significa que escolham menos veículos cromáticos. As cores azul e vermelho ainda predominam, mas a região está mais colorida do que nunca, com os tons verdes, amarelos, violetas e beges a aparecer com maior frequência.

A cor azul ainda está no topo e a diferença entre o azul e o vermelho continua a aumentar, à medida que o azul mantém o seu domínio. Cores acromáticas como preto, cinza e prata perderam mercado, principalmente em veículos maiores. Isso permitiu que tons terra como bege, castanho e verde subissem, e o violeta ganhasse participação à medida que as preferências dos consumidores mudavam.

“Se olharmos para as principais cores cromáticas, o azul e o vermelho lideram a lista. Mas agora que as pessoas estão mais voltadas para a natureza, cores naturais como verde, amarelo, violeta e bege, estão a tornar-se imponentes”, afirma Liz Hoffman, responsável de Design para a América. “Os consumidores também procuram uma cor que transmita a sua positividade”.

Ásia-Pacífico: tons de cinza crescentes aumentaram a proporção de cores acromáticas

Como os designers da BASF viram noutras regiões do mundo, a cor branca também era a cor mais popular na Ásia-Pacífico. O verdadeiro foco deste ano é o aumento dos tons cinza, sugerindo uma nova era na indústria automóvel e a mudança de hábitos entre os consumidores.

Embora os números totais não sejam enormes, castanho, verde e violeta são consistentes na sua popularidade. Levará muito tempo até que desafiem o branco como o mais popular, mas, por enquanto, contribuem para a enorme diversidade de cores na Ásia-Pacífico. Este é principalmente  o caso de veículos pequenos e NEV, que são vendidos numa gama mais ampla de cores. O cinza ganhou cerca de seis pontos percentuais em popularidade, tirando a participação de mercado do azul, vermelho, dourado e castanho.

“O cinza está mais atraente e popular do que nunca. Os usuários nunca desistem de procurar singularidade e individualidade nas cores acromáticas”, afirma Chiharu Matsuhara, chefe de Design para a Ásia-Pacífico. “Alguns tons de cinza com nuances de azul ou violeta, estão a chegar ao mercado, criando um efeito como se fosse um sólido e também adicionando um efeito pérola à cor, mostrando uma grande diversidade no espaço de cores .”

O Color Report for Automotive OEM Coatings BASF analisa os dados da divisão de tintas da BASF com base na produção automóvel global e na aplicação de tintas para veículos não comerciais em 2022.

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