Ver todas

Back

Três novidades TRW ao nível da travagem

22 Fevereiro, 2023

Em continuo crescimento da sua gama de produtos, a TRW lançou três novidades ao nível da travagem, com destaque para o novo design dos tubos de travão e a nova mola das pastilhas de travão com retração ativa.

A ZF Aftermarket acaba de efetuar o lançamento de três novos produtos (dois novos e um atualizado, através da marca TRW. Estes lançamentos incluem uma nova versão, isenta de cobre, das pastilhas de travão TRW Electric Blue, que são especialmente concebidas para veículos elétricos. Além disso, dois novos produtos mostram que podem ser feitos progressos significativos através do desenvolvimento meticuloso e da utilização da experiência da ZF no equipamento original: o novo design dos tubos de travão e a nova mola das pastilhas de travão com retração ativa.

Os travões dos veículos 100% elétricos colocam exigências especiais nas pastilhas de travão. Devem funcionar o mais silenciosamente possível, gerar pouco atrito e continuar a oferecer um desempenho total da fricção, mesmo após um longo período sem utilização. Estes requisitos foram cumpridos pelas pastilhas de travão TRW Electric Blue, especialmente concebidas para veículos elétricos, desde a sua estreia em 2018.

Agora, os especialistas em travagem da TRW melhoraram ainda mais o seu desempenho com atualizações e novas propriedades. Isto inclui, por exemplo, retirar o cobre do composto das pastilhas. Embora o teor de cobre seja limitado há vários anos pelas especificações ditadas pelos regulamentos ECE-R90, a ZF Aftermarket conseguiu agora prescindir completamente deste metal pesado. Além disso, as pastilhas de travão TRW incluem uma média de 13% de materiais reciclados e estão isentas de solventes orgânicos. Juntamente com a redução adicional do atrito – a primeira geração das Electric Blue produziu 45% menos pó dos travões do que as pastilhas de travão convencionais – os produtos TRW otimizados reduzem significativamente a emissão de poluentes para o ambiente.

Além disso, a ZF utiliza apenas eletricidade obtida a partir de energia eólica e solar no processo de produção na sua fábrica, em Espanha, onde são produzidas as pastilhas de travão TRW Electric Blue, o que reduz as emissões de CO2 em 14.600 toneladas por ano.  Adicionalmente, no primeiro trimestre de 2023, como parte do relançamento da gama de produtos Electric Blue, todos os sacos de plástico (polietileno) utilizados nas embalagens serão substituídos por sacos orgânicos, poupando mais de nove toneladas de plástico por ano.

Mas não é só em termos de proteção ambiental que os especialistas em travagem desenvolveram ainda mais a gama de produtos Electric Blue. O comportamento do NVH (Ruído, Vibração e Dureza), ou seja, o conforto de condução, também melhorou. A nova geração das pastilhas de travão TRW Electric Blue pode ser reconhecida pelo seu novo design. A partir de agora, mais de 60 versões estão disponíveis para muitos veículos elétricos e híbridos plug-in atuais.

Novos tubos de travão TRW que são mais fáceis de instalar

Em mais um capítulo na história da inovação, a ZF Aftermarket implementou mais um desenvolvimento na sua gama de tubos de travão TRW. Um elastómero melhorado tornou possível reduzir o diâmetro exterior de 10,2 para 9,0 milímetros. Isto reduz o peso em até 15%, tornou os tubos 13% mais elásticos e, como resultado, mais fáceis de instalar. O material dos tubos com a sua camada intermédia de borracha etileno-propileno-dieno (borracha EPDM) é mais resistente ao óleo de travões e às altas temperaturas, melhorando assim a segurança e durabilidade dos componentes. Além disso, a construção mais estável resulta num menor aumento do volume sob pressão. Isto dá ao condutor uma resposta mais rápida do travão e, portanto, uma distância de travagem mais curta. A sensação do pedal também é mais precisa.

Para facilitar a encomenda, utilização e instalação dos novos componentes, a partir de agora a ZF Aftermarket manterá as mesmas referências que já tinha dos respetivos componentes antecessores. Todas as peças de montagem e vedantes também permanecem inalteradas. Com cerca de 1.400 referências, a ZF Aftermarket oferece uma cobertura abrangente do mercado.

E finalmente, em consonância com o pensamento mais verde da ZF, a embalagem dos tubos de travão foi alterada para agora incluir 60% de material reciclado; evitando assim a utilização de 4,9 toneladas de plástico por ano.

Uma peça pequena com grande efeito: Novas molas-guia das pastilhas de travão TRW

Sob a marca TRW, um produto já em produção para o equipamento original, é adicionado ao portefólio de produtos para o mercado de pós-venda, no primeiro trimestre de 2023: a mola das pastilhas de travão com retração ativa.  Esta é uma mola com um formato especial que se prende entre a pinça de travão e a pastilha de travão. Estas molas são utilizadas para garantir, principalmente, o correto posicionamento da pastilha, mas a inovação do produto TRW também suporta a função de recolha do pistão do travão, certificando-se de que a pastilha não toca no disco de travão durante a condução. Isto evita atrito desnecessário e reduz as emissões de poeiras finas e o consumo de combustível. Ao mesmo tempo, aumenta a proporção de energia cinética que pode ser recuperada em carros elétricos através da recuperação. E por último, mas não menos importante, a falta de fricção contínua entre a pastilha e o disco de travão também evita o ruído.

Markus Wittig, Responsável pela área de negócio para veículos ligeiros do mercado de pós-venda, sublinha: “A proteção ambiental e a inovação estão profundamente enraizadas no ADN da ZF Aftermarket. As nossas atuais ampliações de portefólio mostram como implementamos consistentemente estes dois objetivos no desenvolvimento de produtos. Isto é particularmente importante para os produtos de travagem, uma vez que esta área será também um dos principais impulsionadores de vendas para os nossos clientes na era da mobilidade elétrica. Com os produtos da marca TRW, cobrimos completamente a frota europeia de veículos e também estamos na vanguarda do progresso técnico.”

PALAVRAS-CHAVE