Por força das ausências devido às férias, tenho andado pela receção da oficina. O que até me agrada, pelo contacto com o público, e porque me obriga a manter atualizado.
Mas após alguns dias de função, constato uma triste realidade: as oficinas são um autêntico saco de pancada para ALGUNS que delas necessitam para manter a sua mobilidade. Sim, alguns, porque ainda há muitos clientes que valorizam o trabalho destes profissionais.
Começa logo no facto de que, quando o cliente chega a oficina, já vem chateado e de pé atrás. Percebe-se porquê. Na verdade, enquanto utilizador, eu gostava de gastar 200 ou 300€ para fazer uma revisão? De gastar 1000 ou 2000€ para fazer uma reparação? Claro que não! Mas vamos a factos:
1 – Os preços são elevados!” Repare, não é a oficina que produz peças. E as peças são, em média, qualquer coisa como 70/80% do valor final da fatura.
2 – O prazo para intervenção é demorado.” É verdade. Mas que culpa tem a oficina da forma como o construtor fabricou o carro? Que para tirar um parafuso M6, muitas vezes se perde mais de uma hora? E acredite, a maioria das horas produzidas não lhe são faturadas…
3 – Nunca há peças!” Tem visto as notícias? As roturas que existem nas cadeias de abastecimento? Já viu os prazos de entrega para carros novos? Porquê? Porque não há peças para os fabricar em quantidade normal…
4 – Nunca acertam no diagnóstico!” Sabe quantos computadores tem um carro de gama média atual? Mais de cem! Imagine o seu smartphone que acabou de buggar. Agora imagine que ele controla o seu carro… Sim, hoje é assim! Mas neste caso não dá para fazer “reiniciar”…
5 – 40€/h de mão de obra? Que roubo!” Pergunto: quando vai ao cabeleireiro, quanto paga à hora? E do que precisa o profissional para lhe cortar o cabelo? Não se esqueça do que é preciso para lhe reparar o carro, e que 23% deste valor é entregue ao sócio maioritário…
Mas, devemos também reconhecer quando erramos. Porque todos já erramos ou vamos errar. Todos! E o cliente muitas vezes também tem razão! Por isso há que aprender com estes erros e melhorar o nosso serviço.
Muito mais podia dizer, mas sei que apenas isto já vai dar para ser insultado nas redes sociais!!!
Linkedin José Pedro – Car Academy