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Clarios dá recomendações sobre manutenção das baterias no inverno

24 Novembro, 2023

A Clarios, especialista em baterias e arquitetura de veículos de baixa tensão da Varta, recomenda as oficinas a antecipar e verificar as baterias dos veículos antes do inverno.

A empresa recomenda verificar a bateria em todos os veículos, a combustão ou elétricos, antes que as temperaturas caiam ainda mais. O ano de 2022 marcou um recorde no número de incidentes nas estradas do nosso país, explica a marca. Os especialistas destacam que a bateria de arranque continua a ser, de longe, a causa mais comum de avarias na estrada. Este tipo de avarias ocorre com mais frequência no inverno, quando as temperaturas descem e os motores de combustão requerem mais energia da bateria. Além disso, a capacidade da bateria é reduzida em baixas temperaturas, especialmente se ela tiver sido danificada devido às altas temperaturas do verão. “Se não quer problemas com a bateria nos próximos meses, é fundamental ficar atento à bateria”, aconselha Roberto Beesmans, especialista em baterias da Clarios. “Verificar a bateria também é uma oportunidade para preparar totalmente o carro para o inverno.”

Por que as baterias de 12 V dos carros elétricos falham com tanta frequência?
Geralmente isso acontece porque as baterias de 12V, da primeira geração de carros elétricos, chegam ao fim da vida útil depois de quatro ou cinco anos e devem ser substituídas. Em alguns modelos, a falha se deve ao uso da bateria de 12V no sistema elétrico do carro. “Nos sistemas de alguns fabricantes de veículos elétricos, a estratégia de carregamento de baterias de 12 V ainda não está aperfeiçoada”, explica Nadine Dehnert, líder de engenharia de design da Clarios. “Isso geralmente causa uma descarga profunda da bateria de 12V, porque a bateria de partida requer mais energia do que tem disponível com base em sua capacidade. Além disso, se a bateria não for recarregada adequadamente, por exemplo porque o veículo fica sem energia por um longo período, ou a bateria de 12 V não é suficientemente carregada pela bateria de alta tensão durante um ciclo de condução, uma falha, especialmente se esta situação se repete”, explica Nadine Dehnert.

As atualizações do sistema requerem muita energia
Outro motivo poderia ser as atualizações regulares do sistema dos veículos elétricos. Estes consomem energia, que é fornecida pelo circuito de 12 V. Somado a isso, em muitos veículos xEV, a bateria de tração é ligada várias vezes durante a atualização ou o carro é continuamente ativado por outros motivos, o que também coloca um carga pesada na bateria de partida. Se isso acontecer várias vezes sem recarregar a bateria, muitas vezes não é possível destravar ou dar partida no veículo. É o caso, por exemplo, se o veículo permanecer estacionado durante várias semanas de férias e receber atualizações periódicas.

É aconselhável mandar verificar a bateria numa oficina especializada após as férias de verão ou, o mais tardar, antes da chegada do inverno. “Somente especialistas qualificados podem garantir a correta substituição da bateria do veículo, para que os recursos essenciais de desempenho e segurança continuem a funcionar corretamente”, enfatiza Beesmans.

Na VARTA Training Academy, as oficinas podem atualizar os seus conhecimentos sobre manutenção de baterias. Os proprietários de veículos podem encontrar rapidamente uma oficina próxima neste link.

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