Ver todas

Back

“A rede GlassBack está numa fase de expansão”, Gustavo Pinto, Glassback

29 Dezembro, 2023

Na edição de setembro de 2023 da REVISTA PÓS-VENDA, publicámos um dossier sobre redes de vidro auto. A Glassback foi uma das participantes neste estudo e Gustavo Pinto revela alguns pormenores sobre o funcionamento da rede.

Qual o ponto de situação atual da vossa rede?

A rede GlassBack está numa fase de expansão, a mesma será realizada pela via de lojas próprias e também pela representação por franquiados.

Qual o número de lojas (total, incluindo lojas próprias + lojas independentes) que a rede possui atualmente?

Neste momento temos 26 pontos de venda (lojas).

Qual tem sido o crescimento da substituição vs. reparação de vidros nos últimos anos?

Taxa de Reparação: 2021 – 18%, 2022 – 22%, 2023 – 23%, @Jul23 (tx reparação = nº de PBs Reparados / (nº de PBs Reparados + nº de PBs Substituídos).

Qual / quais as razões que têm tornado tão lenta a transição da substituição para a reparação do vidro?

A elegibilidade para a realização de Reparações nos PBS obedece a regras técnicas e legais: a quebra não pode estar no campo de visão do condutor, a quebra não pode estar na serigrafia do vidro (rebordo negro na periferia do vidro), o dano não pode exceder o diâmetro de uma moeda de 2€. Por esta via a base de PBs reparáveis é longe da totalidade. A única variável que não contribui para o aumento desta tx é que alguns clientes a não aceitam a reparação: uma reparação deixa sempre um pequeno ponto praticamente impercetível, e alguns clientes não ficam confortáveis, alguns clientes duvidam da fiabilidade da reparação. A fiabilidade da reparação está amplamente comprovada. A operação de reparação (sempre que possível) é uma opção muito mais racional, do ponto de vista ambiental e técnico.

O serviço ADAS está disponível em todas as lojas?

Sim, embora algumas lojas usufruam deste serviço em formato móvel.

Que outros serviços adicionais dinamizam através da vossa rede?

Polimento de faróis, repelente de água nos vidros e check-up mecânico.

Depois da pandemia, que novos fatores têm tido impacto neste negócio? Tem havido problemas no abastecimento de vidro auto?

Sobre a questão da pandemia pensamos que os seus impactos estão estabilizados. A Guerra na Ucrânia provocou algumas dificuldades de abastecimento um severo aumento de preço de Vidro e de Colas. As dificuldades de abastecimento estão a ser cada vez menores, mas os preços altos mantêm-se ao nível dos vidros e dos transportes.

Opinião sobe a evolução do negócio de vidro automóvel em Portugal?

Pensamos que nos próximos tempos este negócio terá um crescimento comedido, apenas relacionado pelo parco aumento do nº de quilómetros percorridos pelo parque automóvel. A nossa missão é conquistar cota de mercado.

PALAVRAS-CHAVE