A Goodyear e a empresa de investigação TNO, estão a desenvolver novos sistemas para melhorar a segurança dos veículos através da integração da tecnologia de inteligência de pneus no ABS.
A Goodyear e a TNO demostraram que um ABS melhorado, equipado com informação sobre o tipo e as características do pneu, como o estado do respetivo desgaste, potencialmente, pode melhorar a eficiência global do sistema, e reduzir a distância de travagem em até 1,5 metros.
De acordo com a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration – Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário, dos EUA), em 2021, ocorreram mais de 1,7 milhões de colisões pela traseira, o que representa praticamente um terço de todas as colisões ocorridas noa EIA. Esta integração pode melhorar a performance da distância de travagem, o que possui o potencial para ajudar os condutores a evitar acidentes e a reduzir a gravidade das colisões, levando a uma melhoria da segurança rodoviária.
A Goodyear e a TNO começaram a colaborar en 2021, através de iniciativas conjuntas de investigação e testes, para avaliar e quantificar o desempenho do controlador ABS num automóvel físico, mediante a integração da informação inteligente dos pneus.
Atualmente, o Goodyear SightLine, o conjunto de tecnologias de inteligência de pneus da empresa, proporciona uma linha de visão das condições do pneu, do veículo e da estrada, através de algoritmos avançados e de monitorização em tempo real. Os desenvolvimentos da Goodyear em matéria de tecnologias de inteligência de pneus estão prontos para transformar o futuro do transporte, assinalando o início de uma nova era de mobilidade inteligente e sustentável.