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“A pandemia ajudou à digitalização da experiência cliente e do negócio APV”, Ricardo Linhares, após-venda Renault

11 Fevereiro, 2021
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O diretor Após-Venda da Renault, Ricardo Linhares, refere à PÓS-VENDA que em 2020 as entradas na rede de oficinas oficial da marca reduziu, sobretudo na actividade de carroçaria e pintura.

Quais os efeitos que a pandemia causou (positiva e negativamente) no negócio após-venda em 2020?
Como em quase todas as atividades, a pandemia provocou uma diminuição importante do nosso volume de negócios. Ainda assim, depois do período crítico de março e abril, a atividade retomou de forma muito interessante. O Plano de Retoma da Atividade que implementámos e todas as acções que a rede pôs em prática deram frutos e permitiram atenuar o efeito da pandemia. Todas as crises geram oportunidades e para o Grupo Renault a pandemia ajudou à digitalização da experiência Cliente e do negócio APV bem como acelerou a criação de novos serviços para os Clientes.

Quantas viaturas foram assistidas na rede oficial da vossa marca?
Fechámos 2020 com uma quebra de 9% de entradas versus 2019. Esta redução da actividade foi maior na carroçaria e pintura, resultado da diminuição da circulação automóvel e da sinistralidade.

Qual foi a percentagem (e a variação) do valor médio por folha de obra aberta em 2020 face a 2019?
O valor médio de peças por entrada foi 1,5% inferior ao que realizámos em 2019, em grande parte devido à quebra da atividade de carroçaria.

Como evolui o rácio de consumo de peças dentro da oficial face à venda de peças ao “exterior”?
O peso do nosso volume de negócios nos vários canais de venda não sofreu variação face a 2019.

Quais foram as principais novidades introduzidas na rede pós venda oficial da marca em 2020 (novas concessões, novos reparadores autorizados, novas oficinas oficiais, etc)?
Apesar das dificuldades que vivemos em 2020, a nossa rede aumentou os seus investimentos  em novas instalações, inaugurando novos pontos de assistência, mais modernos e mais bem preparados para superar as expectativas dos nossos Clientes.

A Renault Retail Group Portugal inaugurou a instalação de Loures, onde, além dos serviços de Venda e Após-Venda, foi criada uma unidade especializada na reparação de baterias de veículos eléctricos, a primeira do Grupo Renault em Portugal. Na zona centro tivemos a honra de acolher o Grupo M. Coutinho que inaugurou dois estabelecimentos novos em Leiria e nas Caldas da Rainha. Por fim o Grupo JAP abriu uma nova instalação Vesauto em Torres Vedras, substituindo a instalação já existente. Todos estes 4 estabelecimentos cumprem a imagem Renault Store e têm oficinas modernas e muito bem equipadas. Na Rede Motrio inaugurámos duas novas oficinas.

Quais são os principais investimentos ou apostas para 2021, ao nível do pós-venda e peças da vossa marca?
Em 2021 iremos disponibilizar novos serviços para os nossos Clientes e novas ferramentas que visam melhorar e facilitar a sua experiência e ligação com as nossas marcas.

Como habitualmente vamos trabalhar com a nossa rede de distribuição para potenciar ao máximo todas as oportunidades na venda no exterior.

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