O Grupo Schaeffler e a ABT e-Line GmbH estabeleceram uma colaboração estratégica para a eletrificação de veículos comerciais ligeiros até 3,5 toneladas.
A ABT e-Line é uma subsidiária 100% da ABT Holding que, como parceira premium da Volkswagen Commercial Vehicles, foi responsável por eletrificar seus veículos comerciais ligeiros, incluindo os modelos T6 e Caddy;
O Grupo Schaeffler, que desenvolve um trabalho pioneiro na Fórmula E em associação com o Grupo ABT desde 2014, contribuirá com sua tecnologia e, desde que a autorização correspondente seja obtida, sua experiência em gestão e irá fornecer soluções tecnológicas. Na fase inicial, a Schaeffler irá concentrar-se em conjunto com a VW e a ABT no desenvolvimento do projeto, desde o conceito inicial até a aprovação, bem como na gestão de fornecedores.
A Schaeffler Engineering já iniciou o desenvolvimento de sistemas de controlo eletrónico para a ABT e-Line para a conversão de veículos comerciais ligeiros da VW.
O objetivo da colaboração entre o Grupo Schaeffler e a ABT e-Line é desenvolver conjuntos de propulsão elétrica mais avançados para integração em veículos comerciais. Outro objetivo é desenvolver soluções mecatrónicas flexíveis para o chassi. A médio prazo, o Grupo Schaeffler vê o potencial de atrair pedidos adicionais e volumes de produção pequenos e médios para os setores de veículos comerciais e especiais.
Os esforços para reduzir as emissões de veículos nas áreas urbanas se concentram principalmente em veículos comerciais ligeiros, especialmente no que diz respeito ao tráfego intra-urbano. A capacidade de desempenho dos motores elétricos atuais pode corresponder, em grande parte, aos perfis dos requisitos típicos da maioria dos veículos comerciais ligeiros usados nesses tipos de ambientes.
Esse segmento também está a ganhar importância em termos de novos conceitos de mobilidade, uma vez que a demanda por mobilidade limpa, eficiente e económica está a aumentar, especialmente nas áreas metropolitanas do mundo. Os setores de transporte (incluindo transporte de passageiros) e logística oferecem o maior potencial para aceitar soluções de direção (totalmente) automatizadas.