Ver todas

Back

ACEA muito preocupada com o impacto da falta de microchips

29 Outubro, 2025

A Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis (ACEA) manifesta crescente preocupação com a iminente interrupção da produção automóvel europeia, devido ao bloqueio no fornecimento de microchips fundamentais, essenciais para a produção dos seus associados.

Enquanto o conflito político que levou à proibição das exportações de chips da Nexperia a partir da China permanece por resolver, a situação torna-se cada vez mais crítica para a produção automóvel mundial. A consequente escassez de chips simples, utilizados nas unidades de controlo dos sistemas elétricos dos veículos, está a afetar severamente os construtores automóveis em todo o mundo, incluindo na Europa.

Atualmente, a indústria está a recorrer a stocks de reserva, mas o fornecimento está a esgotar-se rapidamente. De acordo com um inquérito realizado esta semana junto dos nossos membros, alguns já preveem paragens iminentes nas linhas de montagem. Existem vários fornecedores alternativos, mas serão necessários muitos meses para aumentar a capacidade de produção e compensar a falta de oferta. A indústria automóvel não dispõe desse tempo antes que os piores efeitos da escassez se façam sentir.

“Sabemos que todas as partes envolvidas neste conflito estão a trabalhar arduamente para encontrar uma solução diplomática. No entanto, os nossos membros já nos informam que o fornecimento de peças está a ser interrompido devido à falta de chips”, afirmou a Diretora-Geral da ACEA, Sigrid de Vries. “Isto significa que as paragens nas linhas de montagem poderão ocorrer dentro de poucos dias. Apelamos a todos os envolvidos para que redobrem os seus esforços no sentido de encontrar uma solução diplomática para esta situação crítica.”

PALAVRAS-CHAVE