A ACEA publicou, na sequência da proposta da Comissão Europeia para uma norma Euro 7, dois documentos de posição, relativos a veículos ligeiros e pesados, que apresentam recomendações aos decisores políticos.
A norma Euro 6, introduzida em 2014, foi atualizada em 2017 e posteriormente atualizada para Euro 6d em 2020. Em Novembro de 2022, a Comissão Europeia avançou com uma proposta para uma nova norma combinada: Euro 7, que vai muito além da Euro 6/VI e agora também aborda as emissões de partículas não de escape (de pneus e travões).
A ACEA já apresentou uma proposta ambiciosa para a Euro 7 em meados de 2021, e continua pronta a envolver-se com os reguladores para ajudar a enquadrar um regulamento Euro 7 proporcional e adequado ao fim a que se destina. A proposta Euro 7 que está atualmente em cima da mesa não satisfaz, contudo, estes critérios-chave da ACEA. Nestes documentos de posição – um abrangendo a Euro 7 para veículos ligeiros e o outro abrangendo a Euro 7 para veículos pesados, a ACEA apresenta recomendações-chave aos decisores políticos para tornar a proposta mais eficaz.
Mais informações neste link