Ver todas

Back

Aisin: Em constante evolução

2 Janeiro, 2018

A Aisin, especialista em produtos asiáticos para o setor automóvel, aumenta regularmente a sua gama, por forma a acompanhar a crescente diversidade de novos modelos no mercado.

Fundada em 1965, a Aisin Seiki Co. Ltd, é atualmente uma das marcas japonesas de maior reputação mundial do setor automóvel e é considerada um dos maiores fabricantes mundiais de equipamento original: em 2016, a marca ficou classificada na 6ª posição entre os fornecedores mundiais de peças do Top 100 global OEM parts suppliers. A Aisin posiciona-se num segmento premium, através de uma vasta linha de produtos, entre eles bombas de água, componentes de travagem, discos, rolamentos e kits de embraiagem.

A força dos seus produtos está na ampla gama, aliada à capacidade tecnológica, de desenvolvimento e produção. Focada em disponibilizar componentes de alto valor agregado, a marca evidencia-se pela segurança, desempenho, design e conforto. Por forma a agilizar o processo de logística entre fabricante e distribuidores, a Aisin Europe Aftermarket, com sede na Bélgica, possui um armazém central em Bruxelas, dedicado ao stock de peças para o aftermarket, a partir do qual distribui para a Europa e África e criou, recentemente, serviços de entrega expresso para os seus clientes europeus. Tem ainda parcerias com empresas de transporte, conseguindo preços e prazos de entrega competitivos, e, desta forma, a distribuição em países europeus periféricos, como Portugal, não se traduz numa desvantagem em termos de custos e logística.

A Aisin pretende aumentar ainda mais a sua gama, incluindo também aplicações da UE, por forma a aumentar a rentabilidade das oficinas. Outro dos planos da marca passa pela continuação de formações técnicas em cooperação com os distribuidores com quem trabalha, e disponibiliza aos seus clientes o catálogo online.

Em relação à evolução do negócio nas linhas de produto, Philippe Vanderborck, Sales Manager da Aftermarket Division, afirma que “Para além do nosso programa tradicional de desenvolvimento de linhas de produto, prestamos uma atenção especial aos carros híbridos e continuaremos os nossos esforços para introduzir novas linhas de produto, incluindo correias, componentes de direção e suspensão, assim como componentes elétricos de combustível e motor”. No futuro, a Aisin estará focada, também, nas bombas de água elétricas, em fluidos de transmissão automática e peças de transmissão manual, em parceria com a Aisin AW e a Aisin AI.

 

Mercado português

Há mais de 25 anos no mercado português, os produtos Aisin são já amplamente reconhecidos. Quanto aos fatores-chave deste mercado para a marca, Philippe Vanderborck, Sales Manager – Aftermarket Division da Aisin, indica o “forte e conhecido distribuidor nacional, especializado em veículos asiáticos, com um novo armazém e pessoas experientes e totalmente dedicadas. Portugal está entre o top 10 dos nossos mercados”. Como player mundial OEM, a Aisin está perto dos fabricantes de automóveis e, desta forma, é capaz de fornecer uma proposta aftermarket que se adapta a cada país da Europa e, em particular, ao mercado português. Para apoiar os seus distribuidores no nosso país, a marca fornece apoio de marketing para exposições e feiras, publicações e condições especiais na Aisin webshop. Philippe Vanderborck accredita que a marca tem espaço para crescer em Portugal, tendo recentemente lançado uma linha de pastilhas de travão, e irá adicionar,em breve, o fluido ATF/CVTF. Atualmente, a marca não procura novos distribuidores para o mercado português, pois o número de vendas mantém-se crescente, e está satisfeita com a sua rede de distribuição no que se refere às aplicações para veículos asiáticos, onde tem a Japopeças como principal distribuidor em Portugal. No entanto, a marca pretende aumentar o seu reconhecimento no fornecimento de modelos da UE. A segurança e satisfação que a Aisin garante a todos os clientes, ditaram o seu sucesso em Portugal.

O que diferencia a Aisin num mercado tão competitivo?

Philippe Vanderborck, Sales Manager – Aftermarket Division
“A nossa posição OEM permite-nos estar o mais próximo possível do fabricante (por exemplo, da Toyota) e poder, assim, reagir rapidamente às mudanças do mercado e introduzir novos produtos”.

PALAVRAS-CHAVE