Ver todas

Back

ANCAV quer credibilizar o setor das peças usadas

20 Junho, 2023

Realizou-se hoje em na sede da ANCAV, em Santa Maria da Feira, o 3º Encontro Nacional de Associados, que teve diversos intervenientes do setor das peças usadas e associações / entidades ambientais, subordinado ao tema “Peça Verde, o futuro e os desafios”.

Os associados da ANCAV, entidades que estão certificados para proceder ao abate de veículos em fim de vida, notam que o mercado das peças usadas está completamente desregulado e que existe muitíssima concorrência desleal e, por isso, muito trabalho está por fazer pelas diversas entidades que devem fiscalizar este negócio, desde o desmantelamento automóvel até ao momento em que a peça é vendida em plataformas online.

A ZERO (Agência Ambiental) falou neste evento do atual panorama do setor e do trabalho que tem sido feito ao nível das peças usadas, dizendo Rui Berkemeier que se estão a dar passos no bom sentido e que existe uma evolução significativa por parte da ASAE na fiscalização.

Da parte da ANCAV, Vitor Pereira, Presidente, falou também deste problema da venda das peças usadas feitas de forma ilegal, o que tem afetado muito as empresas que o fazem e forma legalizada. Porém, a questão neste momento é que “as empresas que estão legais têm que ser economicamente viáveis. O que pretendemos é que todas estejam no mesmo patamar e cumpram as mesmas regras, para que exista concorrência leal no mercado”.

Outra apresentação foi feita por Daniel Dias, da Atena Software, que trouxe para o debate o tema da digitalização das peças usadas, dizendo que “o futuro está na digitalização e não existe retorno. No meu entender o balcão deixará no futuro de existir”.

Este 3º Encontro teve ainda uma interessantíssima fase de debate, com a presença dos responsáveis da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), da Valorcar e de outras entidades, ficando evidente que se trata de um tema muito atual, que tem ainda muitos problemas para resolver, mas que tem um enorme potencial de futuro.

Tudo isto para ler em exclusivo nas próximas edições da sua revista PÓS-VENDA.

PALAVRAS-CHAVE

Mais vistos