A Fuchs tem uma estratégia de crescimento bem delineada, onde um dos principais investimentos é a preservação do meio ambiente. André Castro Pinheiro faz um balanço de 2024, e explica como serão os próximos anos da marca, especialista em lubrificantes auto.
Quais foram os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os ultrapassaram?
O nosso principal desafio é aquele que nos impomos a nós próprios, de crescermos todos os anos de forma sustentável, consolidando parcerias e fortalecendo a nossa presença no mercado como uma marca de qualidade e fiável, quer nos produtos quer no serviço que prestamos. O balanço que fazemos do ano passado é muito positivo e penso que todos na FUCHS, em Portugal e globalmente, podemos ficar orgulhosos da forma como nos superamos, ano após ano.
Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?
O ano de 2024 foi um excelente ano para a FUCHS. Voltamos a crescer em volume e a ganhar quota de mercado, sustentados pela nossa fórmula global de qualidade, tecnologia, performance e Inovação. Destaque também para a proximidade com todos os parceiros, oferecendo uma assistência técnica de excelência e a disponibilidade das melhores soluções para cada aplicação. A distribuição com revendedores especializados e o nosso forte investimento na competição, em equipas de referência, tem sido também um factor importante para o crescimento do negócio e da marca FUCHS em Portugal.
Quais as tendências no aftermarket que irão determinar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra,…)?
Sem dúvida que a sustentabilidade, digitalização e a e-mobilidade serão as grandes tendências no aftermarket e todas elas irão exigir de nós, FUCHS, respostas rápidas, criativas e inovadoras. A FUCHS tem vindo a dar grandes passos nos últimos anos, nas tendências já mencionadas. Podemos destacar o ACT –Advanced Circular Technologies – em que transformamos a cadeia de valor de linear para circular, sem comprometer o desempenho superior, que é sinónimo da FUCHS. Um exemplo com impacto directo no Aftermarket são as nossas embalagens pequenas, que actualmente são 100% recicladas e 100% recicláveis.
Que estratégias planeiam implementar este ano, para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?
A estratégia da FUCHS é plurianual e com um foco no longo prazo. Este ano terminamos a nossa jornada de cinco anos – FUCHS2025 – em que o foco foram precisamente as actuais tendências de Sustentabilidade, Digitalização e E-mobilidade. Estamos já a preparar o próximo ciclo estratégico, que se chamará FUCHS100, com arranque em 2026 e final em 2031, quando comemoramos 100 anos de existência.