Ver todas

Back

ANECRA realiza convenção em novembro

18 Outubro, 2021

Passados dois anos, a convenção anual da ANECRA volta a ser presencial, estando agendada para 12 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, com o tema “Um setor em mudança acelerada”. Também de regresso está o espaço para o networking.

De acordo com a ANECRA, não obstante o evento ir decorrer de forma presencial a associação vai manter a componente digital, sendo que o evento será retransmitido em paralelo para o online para as mais importantes plataformas digitais.

À semelhança de anos anteriores, a ANECRA dará particular destaque aos temas de maior relevância para os empresários do sector, nas suas diferentes vertentes, quer, do comércio de veículos novos, quer do após venda, em especial, da reparação e manutenção automóvel, assim como do comércio de veículos usados.

PROGRAMA

08h30 – RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES E ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO

09H30 – SESSÃO DE ABERTURA

Boas vindas do Presidente da Direção ANECRA, Alexandre Ferreira

09H40 – UM SECTOR EM MUDANÇA ACELERADA

(Mobilidade / Efeitos da Pandemia / Motorizações e Ambiente / Inteligência Artificial)

09H45 – APÓS VENDA UM SECTOR CADA VEZ MAIS DIGITALIZADO

Digitalização no setor:
– A perspetiva das seguradoras – seguros ‘à medida’ e a relação com os clientes
– As mudanças na gestão de sinistros e processo de reparação
– A relação (digital) entre oficinas e seguradoras
– Orçamentação: a inteligência artificial vai dominar o processo, ‘eliminando’ orçamentistas e peritos? Que impacto para as oficinas e nos custos de reparação?

ADAS (e o caminho para as viaturas autónomas):
Como reparar e calibrar viaturas com cada vez mais sistemas?
A sinistralidade vai descer? O tipo de reparações vai mudar? E o custo médio de reparação?
Formação para viaturas cada vez mais complexas – Como? Onde?

Orador: Raj Pofale – CLAIM GENIUS, Founder & CEO
Orador: José Maria Aboitiz – CESVIMAP, General Manager

10H15 – UNI – SOLUÇÃO FLEXÍVEL DE PAGAMENTOS NA REPARAÇÃO

Orador: Carlos David – UNIVERSO, COO/Administrador

10H30 – HORA DOS PARCEIROS / PAUSA PARA NETWORKING

11H00 – OS DESAFIOS DE UMA ACTIVIDADE EM MUDANÇA ACELERADA

As oficinas já começaram a adaptação para os Veículos Eléctricos e Hibridos? É uma oportunidade para os reparadores independentes ou ainda é cedo? Será apenas negócio em grandes cidades?

A caminho das viaturas conectadas – os desafios para as oficinas:
– Dados de Utilização – Quem deve aceder
– Reparações Remotas (sem ida à oficina).
– A importância do acesso aos Dados Técnicos das viaturas, pelos reparadores independentes.
A gradual complexização dos automóveis obriga a mais e melhores meios: Equipas mais Capazes e mais formadas; Mais capacidade Instalada (Equipamentos Tecnológicos/Digitais); Acesso a Dados Técnicos mais Complexos, etc

Mão de obra – Como reflectir o impacto desta nova realidade?

Orador: José António Tercero – TECALLIANCE, Director Ibérico
Moderador: Ana Sofia Cardoso, Jornalista TVI

Participantes:
Manuel Mota – CARDAN, Director Geral
Carlos Jesus – EVOLUTION, Administrador
Pedro Barros – TIPS4Y, Administrador
Miguel Sousa – GOCARMAT, Administrador

12H00 – DESREGULAÇÃO DO SECTOR – QUAL O IMPACTO?

Que alterações legais estão previstas para o setor em 2022/2023?

Novo Modelo de Distribuição, Concessionários vs Agentes, que consequências? O que vai mudar (na prespectiva do vários Intervenientes no processo; Fabricante, Distribuidor e Cliente final)

Vendas Directas e Vendas Online, são já uma realidade? Que modelo regulatório podemos esperar no Novo Regulamento Europeu (BER)?

Questões como o Acesso aos Dados de Utilização (viaturas comunicantes) assim como o acesso aos Dados Técnicos, devem ser incluídos no novo BER? Que consequências podem advir da não regulamentação/regulação destes aspectos?

O controlo remoto dos fabricantes será uma realidade? O que vão deixar os fabricantes para o canal independente?

Moderador: Ana Sofia Cardoso, Jornalista TVI

Participantes:
Bernard Lycke – CECRA, Director Geral
Gwenael de Callan – CARUSO, Head of Sales & Marketing
José Athayde Tavares – Advogado/Consultor ANECRA
Joaquim Candeias – FIGIEFA, Membro do Board

12H45 – O AUTOMÓVEL NA SOCIEDADE DIGITAL

Orador: João Ricardo Moreira – Administrador NOS Comunicações

13H00 – Almoço

14H30 – COMÉRCIO DE VEÍCULOS USADOS – NEGÓCIO EM FORTE TRANSFORMAÇÃO

Que consequências trouxe a este segmento a escassez de viaturas novas (crise dos Semicondutores)?

Também no segmento dos Usados, desde meados do ano, temos assistido ao fenómeno de escassez de produto para renovação do Stock, qual o impacto? Menos vendas? Preços mais elevados? Menos margem? Que alternativas?

A Importação é uma alternativa a esta escassez de Produto?

Qual o impacto de novos operadores (gestoras de frotas, rent-a-car,…) no tradicional modelo de negócio dos automóveis de usados?

O Digital ainda é “apenas” um meio de Promoção e Divulgação ou já é um verdadeiro canal de venda? De que forma a Pandemia alterou a utilização do Digital neste Segmento?

As Plataformas (como o Standvirtual, ou outros) ainda são absolutamente determinantes para o Sucesso?

TESTEMUNHOS DOS PLAYERS DO MERCADO

Pedro Nuno Ferreira – BNP PARIBAS, Head of Business Auto

Tânia Pedrosa – GOPECAUTO, Administradora

Miguel Vassalo, AUTOROLA, Group Country Director

Sofia Cruz – GRAS SAVOYE NSA, Directora Geral

Moderador: Ana Sofia Cardoso, Jornalista TVI

Participantes:
Américo Barroso – SÓ BARROSO, Administrador

Manuel Coutinho – MOTORPOR, Administrador

Manuel Berger – CARNEXT, Managing Director

Nuno Castel-Branco – STANDVIRTUAL, Director Geral

Tânia Pedrosa – GOPECAUTO, Administradora

15H30 – HORA DOS PARCEIROS / PAUSA PARA NETWORKING

16H00 – COMÉRCIO AUTOMÓVEL – REVOLUÇÃO EM CURSO

Os casos já conhecidos da Stellantis por um lado e da Rede Mercedes por outro vêm levantar muitas incertezas quanto ao futuro e ao modelo de negócio da Distribuição do Sector

Que papel é reservam aos atuais concessionário os Fabricantes.

Agentes versus Concessionários. Que diferenças? Prós e Contras?

Que papel fica reservado para os novos Concessionários / Agentes?

Face à existência de novos canais de venda (vendas diretas, grandes operadores, online), o que esperam os construtores das suas redes de concessionários/Agentes?

E o Papel do Online? Já se vendem carros online? E de quem são estes clientes? Da Marca ou do Agente/Concessionário?

Os grandes Grupos de Retalho e mesmo as Marcas têm vindo cada vez mais a apostar no negócio dos Automóveis Usados (Viaturas Seminovas, Extensões de Garantias alargadas, Criação de Marcas próprias para o Segmento, etc.). Este é um processo Conjuntural ou é uma aposta estratégica para o futuro?

Moderador: Ana Sofia Cardoso, Jornalista TVI

Participantes:
António Coutinho, GRUPO M. COUTINHO, Administrador
Nuno Roldão, ANECRA, Vice-Presidente Direcção
António Oliveira Martins – LEASEPLAN, Managing Director
Pedro Lazarino – OPEL, Director Ibérico
Nuno Castel-Branco – STANDVIRTUAL, Director Geral

16H45 – Apresentação MOTORTEC MADRID 2022

Orador: David Moneo Vara, IFEMA SALONES DE AUTOMOCIÓN, Director

16H55 – OS DESAFIOS DA COMPETITIVIDADE E DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Orador: António Pires de Lima – BRISA, Presidente do Conselho Executivo / CEO

17H15 – SESSÃO SOLENE DE ENCERRAMENTO

  • Discurso do Presidente da Direcção da Anecra, Alexandre Ferreira
  • Encerramento da 32ª. Convenção da ANECRA por membro do Governo

Poderá inscrever-se AQUI.

 

PALAVRAS-CHAVE