Ver todas

Back

ARAN repensa o futuro do setor automóvel em Conferência

6 Julho, 2021

“Repensar o futuro do setor automóvel” é o tema da conferência organizada pela Associação Nacional para o Ramo Automóvel (ARAN), já no próximo dia 9 de julho, no Porto, que reúne especialistas nacionais e internacionais nesta área. o Pós-Venda estará também em destaque.

“Os dois anos de pandemia expuseram as principais dificuldades do setor automóvel. Mas o setor não pode cruzar os braços. Após esta fase de abrandamento existe um esforço concertado em continuar e promover o crescimento e a evolução. Consideramos que não havia melhor oportunidade do que celebrar os nossos 80 anos organizando uma conferência que reunisse especialistas que nos transmitissem confiança, promovessem reflexões e apontassem caminhos a seguir, pois o futuro não pode ser condicionado.“ afirma Rodrigo Ferreira da Silva, presidente da ARAN.

Rodrigo Ferreira da Silva, presidente da ARAN, partilhará a abertura da Conferência com o Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres. Participam também nesta sessão o Presidente do CECRA – European Council for Motor Trades and Repairs, Jean-Chalres Herrenschmidt, que abordará os desafios do setor automóvel e a nova regulamentação europeia do setor, assim como por João Vieira Lopes, presidente da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, que partilhará a sua visão do enquadramento do setor automóvel na economia nacional e as suas ideias sobre o presente e no futuro.

Posteriormente terá início, a partir das 10h, o painel “Repensar o negócio automóvel” moderado por Irina Alpalhão, da Jato Dynamics Portugal, será apresentada a visão nacional e internacional do presente e do futuro do setor automóvel. Bernard Lycke, Diretor Geral do CECRA, José Teixeira, Gerente da BMcar, Luis Morais, Diretor Geral da Mazda Motor Portugal, e Miguel Costa, Diretor Geral da CSantos VP Divisão de Luxo, são os diversos oradores que representam várias áreas do setor e apresentarão as suas perspetivas, nomeadamente do conselho europeu do comércio e da reparação automóvel, de um concessionário e de uma empresa com produtos Premium, e de um importador.

“Usados – a procura de rentabilidade” é o tema do segundo painel, moderado por Miguel Vassalo, da Autorola. Nesta sessão será focado o negócio de usados e a perspetiva de como poderá ser rentabilizado, baseado nas boas práticas e experiência e conhecimento dos oradores. Estes temas serão abordados por vários especialistas com diferentes visões, designadamente a perspetiva de negócios de usados por Diogo Mota, Diretor de Usados do Grupo Filinto Mota, do financiamento por Licínio Santos, Diretor Comercial da Cofidis, a perspetiva internacional do trabalho com o mercado dos veículos usados, por Mark Fennely da ASE Consulting, com uma análise do negócio de usados por Rui Claro da Fonseca, Diretor da Carpick do Grupo Gocial.

O terceiro e último painel será subordinado ao tema “APV – Estamos preparados para os desafios?”, centrando-se na relevância da pós-venda. Contará com a participação de André Castro Pinheiro, Diretor da Divisão Automóvel da Fuchs, António Osuna, da GTMotive Iberia, Guillermo de Llera, Consultor da IF4, Isabel Basto, Diretora Executiva do Grupo Nors, e Jorge Gonçalves, Diretor Comercial da BP, que vão analisar o futuro da pós-venda, Os desafios que têm pela frente, a perspetiva da evolução do setor e a problemática das mudanças, bem como a necessidade que existe de adaptações, abordando diferentes ângulos de negócio da pós-venda, nomeadamente numa interpretação de analistas de dados técnicos, do ponto de vista de uma empresa que opera no setor de energia, sobretudo de petróleo e gás, e de gestão. Serão moderados por António Caldeira, da CEPRA – Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel, que tem desempenhado um papel importante na promoção e valorização profissional do setor da reparação automóvel.

A conferência deverá ser encerrada pelas 19h, concluindo um dia de debate e reunião do setor, assim como um momento de comemoração dos 80 anos da ARAN e de reflexão das oportunidades e desafios apontados para o futuro.

PALAVRAS-CHAVE