Ver todas

Back

Auto Lages: Uma longa história de serviço ao cliente

3 Janeiro, 2024

A Auto Lages é uma histórica oficina de automóveis, da região de Viana do Castelo, que apostou em estar sempre um pouco mais à frente do seu tempo. Isso trouxe-lhe modernidade e atualidade ao longo dos 39 anos de existência.

A história da Auto Lages pode confundir-se um pouco com a história profissional de Manuel Gomes. Desde muito novo que esteve ligado à mecânica, até que aos 25 anos decidiu instalar-se por conta própria, num espaço de 150 m2 (onde ainda hoje se encontra), que em apenas dois anos superou os 330 m2, por via de ter integrado os serviços de chaparia na sua oficina de mecânica. Em 1989 aparece o nome Auto Lages. A oficina foi crescendo muito ao nível do serviço, o que levou a que em 2001 fossem construídas novas instalações (as atuais), num forte investimento “muito pesado”, diz Manuel Gomes, mas que se revelou fundamental para o crescimento da empresa. Também no início do século, fruto de uma relação com a Bosch, a Auto Lages aderiu em 2002 à rede Bosch Car Service… até aos dias de hoje. “Gostava muito de trabalhar com a Bosch e com os seus produtos. Nessa altura já tinha muitas formações na Bosch, o que poucas oficinas faziam, pelo que para mim foi natural e importante entrar na rede Bosch”, conta Manuel Gomes que assume de pronto que “sempre entendi que a formação era fundamental para me diferenciar no mercado. Ainda hoje é assim!!!”.

Aliás, estar à frente do seu tempo, sempre foi uma das faculdades deste empresário e desta oficina. Cedo (leia-se anos 90) investiu numa linha de pré-inspeção, foi também das primeiras oficinas a ter um equipamento de diagnóstico, banco de carroçarias, etc. “Sempre participei em feiras, eventos e formações, que me levaram a apostar muito em novos equipamentos. Dessa forma, os clientes começaram a notar a qualidade do nosso serviço”, explica Manuel Gomes que considera que o segundo grande “pulo” da Auto Lages, foi precisamente a adesão à rede Bosch Car Service, a primeira que existiu na zona norte de Portugal.

“Hoje em dia, como independentes, temos que estar ligados a uma rede, pois penso que sozinhas as oficinas terão cada vez mais dificuldade de acesso à informação técnica, que é fundamental para a nossa evolução”, assegura o gerente da oficina, que considera que estar, só por si, associado ao nome Bosch é uma mais-valia. Diga-se que, a título de curiosidade, que a Auto Lages está no mais alto patamar de qualidade da Bosch (97%) e que a qualidade do serviço é uma constante desta oficina, como se prova pela certificação ISO 9001 que detêm desde 2005!!!

Utilizando para a sua operação preferencialmente peças Bosch, outro dos aspetos diferenciadores da Auto Lages é o seu forte investimento no stock de peças. “O ter resposta para o cliente na hora é muito importante e o nosso stock permite-nos também uma maior rapidez no serviço”, assume Ana Filipa Gomes, filha de Manuel Gomes e responsável financeira da Auto Lages, acrescentando que “a nossa estratégia é ter uma elevada rotação de serviço e que os carros dos nossos clientes estejam na oficina o tempo mínimo indispensável”.

Não tendo desinvestido na área de colisão, a verdade é que na Auto Lages este serviço não é tão representativo embora seja muito importante. “Temos que o manter como forma de dar serviço ao cliente, mas a verdade é que atualmente é cada vez mais difícil encontrar bons profissionais para trabalhar esta área e também não queremos seguir a estratégia das seguradoras”, explica Manuel Gomes, que também na colisão não deixa de referir que “não abdicamos da qualidade de serviço nem nos materiais que utilizamos, é por isso que trabalhamos com as tintas da Spies Hecker, recebendo também todo o apoio técnico desta marca”.

Ainda no domínio da diferenciação, para os clientes da Auto Lages a oficina disponibiliza nove veículos de cortesia, entendendo Ana Filipa Gomes que é “cada vez mais fundamental que o cliente tenha a sua mobilidade assegurada e isso nós podemos sempre disponibilizar ao cliente sem qualquer custo para ele”.

Fruto de um trabalho estruturado e sistematizado que tem sido desenvolvido nos últimos anos, com uma dinâmica muito própria ao nível do marketing (redes sociais, trabalhar a base dados, etc.), Manuel Gomes diz que a oficina consegue ter uma agenda de marcações muito sólida, fundamental para assegurar o serviço e a qualidade do mesmo.Pensando no presente e sobretudo no futuro, Manuel Gomes diz que a Auto Lages está cada vez mais atenta à revolução tecnológica que se aproxima no automóvel, reforçando que a empresa já teve formação em elétricos / híbridos e que está preparada com ferramentas e equipamentos para efetuar operações de manutenção. “Temos que ser realistas e perceber que é preciso haver parque circulante que justifique mais investimento nesta área. Mas vamos estar atentos e temos consciência do que se esta a passar”, conclui Manuel Gomes que dentro de um ano já entra na reforma, tendo já a sucessão da filha Ana Filipa Gomes e a solidez de uma equipa de 17 pessoas.

Refira-se, para terminar, que a Auto Lages tem em ainda em vista, como projeto para 2023, o crescimento das instalações que permitem separar a parte da mecânica da colisão e criar um espaço específico para os veículos eletrificados.

AUTO LAGES
Ana Filipa Gomes / Manuel Gomes
258 808 880
autolages@boschcarservice.pt
www.autolages.com

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 91, de abril de 2023. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE