A Auto-Mafergil tem uma longa história no retalho de peças, mas pretende estar sempre a par da atualidade, estando por isso de corpo inteiro na Redeinnov.
Nascida em plena década de 80, a Auto-Mafergil foi tendo um percurso de ascensão na sua atividade, mas sempre de forma consistente. Em 2002 deu-se um dos passos mais importantes da sua história, com a construção das atuais instalações, pensadas especificamente para a sua atividade como retalhista de peças, o que permitiu, de acordo com António Gilberto, gerente da empresa, que o crescimento fosse maior do que o verificado até então. Melhor logística, mais vendedores, zonas geográficas de entrega mais alargadas e reforço da distribuição foram permitindo que Auto-Mafergil fosse marcando a sua posição no mercado.
Se as instalações próprias foram o primeiro grande momento da empresa, a entrada para a Redeinnov é considerada por António Gilberto como o segundo momento, decorria o ano de 2016. “Não andávamos propriamente à procura de integrar um grupo de retalho, mas a verdade é que começamos a sentir que sozinhos não era possível fazer os números que podemos fazer em conjunto, nem ter o peso que podemos ter quando estamos em conjunto”, explica o gerente da Auto-Mafergil, dizendo que “agora, depois de integrar a Redeinnov, podemos trabalhar diretamente com os fabricantes, temos que nos organizar para comprar a melhor preço, temos acesso a marcas premium muito interessantes para trabalhar e temos ainda o apoio da própria estrutura da Redeinnov nas campanhas, no marketing e novas iniciativas que são muitos importantes para depois localmente podermos trabalhar isso no terreno junto dos nossos clientes oficinais”.
Para António Gilberto a política de produtos seguida pela Redeinnov passou a ser também seguida pela Auto-Mafergil. Logicamente que novas marcas premium entraram na oferta para os clientes, incluindo a marca própria do grupo (Inovparts), mas a diferença é que passou a disponibilizar algumas marcas que a empresa já tinha, mas com condições de comercialização mais atrativas. “Tudo isto deu-nos mais competitividade comercial, mas também a possibilidade de reforçar a presença de certas marcas no nosso portfólio”, assegura o gerente deste retalhista de peças, reforçando que “o foco é trabalhar sempre as marcas através da Redeinnov, contudo para vários clientes que procuram preço acabamos por ir pontualmente ao mercado tradicional”.
FORMAÇÃO
Um aspeto que António Gilberto considera como fundamental é o da formação técnica. E, por isso, deixa uma forte recomendação às oficinas: “muitos casos de reclamações em garantia e outras situações, acontecem sobretudo por falta de conhecimento e formação de quem monta essas peças”. Por essa razão a Auto-Mafergil aposta muito em proporcionar ao seus clientes formação técnica, através da própria Redeinnov, mas também de outras entidades. E mesmo que a pandemia tenha vindo abrandar um pouco este processo (recorreu-se a formação mista presencial / online), António Gilberto diz que “é uma área para apostar muito forte e reforçar bastante, até porque notamos que as oficinas atualmente está muito mais disponíveis para isso, e os novos temas dos elétricos começam a gerar muito interesse nos mecânicos”. A plataforma online B2B, disponibilizada pela Redeinnov, começa a ser uma ferramenta cada vez mais utilizada pelos clientes da Auto-Mafergil, nomeadamente nas oficinas mais organizadas.
Do ponto de vista logístico a Auto-Mafergil continua a ter as suas instalações em Águeda, sem filiais, sendo daí que fornece todos os seus clientes com uma equipa de quatro vendedores, com bi-diárias, tendo ainda dois estafetas que permitem reforçar com mais duas entregas nas regiões de Vagos e Mira. Para as entregas locais, mais próximas da sede, existem ainda mais três viaturas, que completam a presença nos clientes. “Temos que continuar a apurar a nossa logística de modo a corresponder às necessidades dos clientes, mas o balcão ainda continua a ser muito importante na nossa atividade até porque temos muito cliente particular”, refere António Gilberto que diz que “para o profissional temos vindo a investir no call-center, atualmente com duas pessoas, mas o balcão é fundamental para a tipologia de clientes que temos”. Considerando que o parque oficinal da região tem vindo a atualizar-se e a modernizar-se de uma forma gradual, o responsável a Auto-Mafergil, diz que só as que não se quiseram organizar estruturalmente é que começam a ficar paradas no tempo. “Uma oficina é uma empresa e tem que ser gerida como empresa. O tempo da oficina em que o dono faz tudo, que não tem pessoal de escritório, que não quer saber das plataformas B2B e da formação, começam claramente a ficar ultrapassada”.
Apesar de ter uma forte concorrência local, a Auto-Mafergil está bem atenta às dinâmicas do mercado, estando apostada num envolvimento cada vez mais sólido com a Redeinnov, pois entende António Gilberto que esse é o melhor caminho a seguir pelo retalho de peças atualmente.
AUTO-MAFERGIL
Águeda
António Gilberto
234 630 110
maf@automafergil.com
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 72 de setembro de 2021. Consulte aqui a edição.