Ver todas

Back

Automechanika marcou o ritmo do pós-venda para 108.000 visitantes

27 Setembro, 2024

Os organizadores da Automechanika divulgaram o balanço da edição 2024 da maior feira europeia dedicada ao pós-venda automóvel. 108.000 visitantes de 172 países estiveram presente neste evento.

A Automechanika Frankfurt demonstrou mais uma vez em 2024 porque é a principal feira internacional para a indústria automóvel. Um total de 4.200 empresas de 80 países apresentou os seus mais recentes produtos e soluções inovadoras para o comércio, oficinas e indústria. Numa área de 320.000 metros quadrados e 26 níveis de pavilhões, os visitantes profissionais de 172 países puderam descobrir tecnologias pioneiras e até experimentar algumas delas na área de exposição ao ar livre. As tendências deste ano foram a eletrificação, a conectividade dos veículos, os sistemas de assistência ao condutor e a digitalização.

O programa de apoio ao evento foi um sucesso, com 108.000 visitantes de 172 países a aproveitar a oportunidade para saber o que é relevante na indústria hoje. Detlef Braun, Membro da Direção da Messe Frankfurt: “Mesmo no meio da transformação digital, a indústria demonstrou novamente a sua riqueza em inovação, proporcionando inúmeros destaques ao longo dos cinco dias do evento. Juntamente com os nossos expositores, conseguimos encontrar os intervenientes certos para apresentar os temas mais importantes – incluindo sistemas de propulsão alternativos, sustentabilidade e o uso de IA e robótica no pós-venda automóvel – nos palcos e nas salas de exposição. Estamos também encantados com a crescente procura, tanto de visitantes alemães como internacionais.”

Grande interesse nas áreas de foco deste ano

Um total de cinco palcos acolheu discussões sobre tendências e desenvolvimentos em vários sectores da indústria. No Future Mobility Park e no fórum de especialistas Innovation4Mobility, os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar de perto veículos com sistemas de propulsão alternativos – incluindo elétrico, hidrogénio e híbrido – e até de se colocarem ao volante. Houve também novos formatos de eventos, como um emocionante rali, para ainda mais destaques. 94% dos visitantes profissionais – 70% dos quais vindos do estrangeiro – ficaram satisfeitos com o evento, tanto com o que a feira tinha para oferecer como com a concretização dos seus objetivos.

Michael Johannes, Vice-Presidente de Mobilidade & Logística, Messe Frankfurt: “Nunca antes a Automechanika em Frankfurt teve um programa de apoio e uma gama de eventos como esta. A nossa agenda de apresentações e workshops práticos cobriu uma ampla variedade de tópicos, incluindo carroçaria e pintura, veículos elétricos, veículos comerciais, reparação de caravanas, impressão 3D, detalhamento e muito mais. Estes foram muito bem recebidos pelos profissionais, e os estudantes e alunos aproveitaram as oportunidades oferecidas para descobrir por si mesmos como são algumas das profissões e ofícios automóveis. Uma das novidades deste ano foi um programa e uma área dedicados especialmente à Geração Z. Queríamos chamar a atenção deles para as oportunidades profissionais disponíveis no fascinante mundo da indústria automóvel – e fomos muito bem-sucedidos.”

O lema da Automechanika deste ano foi ‘Driving Transformation’, e isso foi evidente em toda a feira: nas apresentações orientadas para o futuro sobre temas-chave como a transformação digital, mobilidade sustentável e inteligência artificial, nos workshops de formação prática, na nossa exposição especial ‘Oficina do futuro’ e nas animadas mesas-redondas – porque nunca antes foram apresentadas tantas tecnologias inovadoras como em 2024.

As tecnologias, produtos e soluções sustentáveis foram um foco particular da Automechanika deste ano. O palco no novo Sustainability Court no Pavilhão 5.0 acolheu inúmeras apresentações sobre remanufatura e sobre estratégias para a economia circular.

Este ano também marcou a estreia de ‘Ambition’, uma área especial dedicada à Geração Z, localizada no Pavilhão 3.1, com apresentações curtas e cativantes, mesas-redondas e atuações ao vivo, projetadas para interessar os jovens nas profissões automóveis. Esta iniciativa surge devido à conhecida escassez de mão-de-obra qualificada na indústria automóvel. São necessários novos conceitos para atrair a próxima geração.

PALAVRAS-CHAVE