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Ayvens revela que Portugal atinge a “maturidade” no mercado de elétricos

22 Julho, 2024

Como está a decorrer a eletrificação nos diferentes mercados europeus, incluindo Portugal? A Ayvens publica o seu tradicional relatório anual, revelando alguns dados interessantes sobr o mercado português “eletrificado”.

O Grupo Ayvens, líder global em mobilidade sustentável, partilha a nova edição do Ayvens Mobility Guide 2024, desenvolvido para proporcionar aos clientes e ao mercado uma análise global, país a país, do ritmo de eletrificação de veículos. O mercado português registou um crescimento de aproximadamente 105% nos veículos elétricos a bateria (BEV), quando comparado com o ano anterior, destacando-se assim ao pertencer ao grupo de países onde os veículos elétricos (VE) têm uma forte presença, com condições favoráveis para a sua adoção.

O novo guia, que tem em conta 3,4 milhões de veículos geridos pelo Grupo Ayvens, bem como a sua presença local em 47 países, visa apoiar os gestores de frotas na tomada de decisões informadas num cenário de mobilidade sustentável, num contexto volátil e complexo.

Ricardo Silva, Diretor Comercial, Marketing e Comunicações na Ayvens Portugal, afirma que “a transição para a eletrificação é inevitável, embora a sua evolução não seja linear. O nosso estudo Mobility Guide pretende fornecer uma abordagem holística para abordar a complexidade de questões que impactam a transição dos nossos clientes para a mobilidade sustentável. O BEV e o veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV) têm vindo a ser as soluções mais escolhidas pelos nossos clientes para descarbonizar a sua frota, de forma a alcançarem os seus compromissos climáticos. Face à complexidade e volatilidade do mercado elétrico, a Ayvens, enquanto líder global da mobilidade, tem um papel essencial a desempenhar na desmistificação do panorama da eletrificação, particularmente importante para aqueles clientes que têm de gerir frotas em vários países. O nosso objetivo é capacitá-los com os conhecimentos e as soluções de que necessitam para fazer uma transição bem-sucedida ao seu ritmo, para uma mobilidade mais sustentável”.

Numa pontuação global de 0 a 100, os países foram classificados de acordo com o seu nível de maturidade e agrupados em 3 grupos: desenvolvidos, em transição ou emergentes. Portugal, com 60 pontos em 100, integra, pela primeira vez, o grupo de países desenvolvidos, ao lado da Noruega, Países Baixos e Finlândia, destacando-se pelo custo total de utilização (TCO) competitivo. Atualmente, este primeiro grupo é composto por 13 países europeus, o que contrasta com os 11 de 2023.

A análise é feita sobre a percentagem das vendas que os veículos elétricos representam em cada país, a dimensão e qualidade da infraestrutura de carregamento, os incentivos fiscais existentes, o TCO comparado com os veículos a combustão e a diversidade de modelos disponíveis, entre outros. Ao contrário das edições anteriores, onde só era considerada a frota em renting, este ano foi considerada pela primeira vez a totalidade da frota gerida (renting e outros serviços automóveis).

Portugal registou uma evolução significativa na adoção de VE, com um crescimento de aproximadamente 105% nos BEV e de 64% nos PHEV. Este crescimento reflete-se na popularidade de modelos como o Tesla Model Y, Tesla Model 3 e Dacia Spring entre os automóveis de passageiros elétricos e o Peugeot e-Partner, Citroen e-Berlingo Van e Opel Combo-e nos veículos comerciais ligeiros elétricos.

No nosso país foi possível analisar que a combustão ainda é dominante nos veículos de passageiros e comerciais ligeiros, com a gasolina a representar uma distribuição de 36%, e o gasóleo 91% respetivamente.

Portugal continua a liderar no caminho da sustentabilidade e mobilidade elétrica, alcançando a pontuação máxima de 15/15 na “Oferta de Motorizações Ecológicas”, com 138 modelos únicos vendidos nos últimos 12 meses. Além disso, o país destaca-se com uma pontuação de 4/5, na “Relevância da Sustentabilidade”, com uma intensidade carbónica de 154 g (gCO.eq/kWh) e 77% de emissões de baixo carbono, dos quais 72% são renováveis.

Importa realçar que apesar do mercado dos veículos elétricos estar em crescimento, continuam a persistir múltiplos desafios, nomeadamente a volatilidade dos preços, com impactos no TCO, as tensões comerciais geopolíticas e a mudança da regulamentação.

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