Ver todas

Back

Ayzer Portugal com novas instalações

9 Junho, 2021
173 Visualizações

Está oficialmente em Portugal há cerca de três anos, mas só mais recente a Ayzer Portugal passou a ter instalações próprias em Portugal, com um armazém onde comercializa uma completa gama de produtos para o setor da repintura automóvel.

Acumulando a experiência de várias décadas na área da repintura automóvel em Portugal, a Inkolor / Ayzer Portugal é gerida por André Ferreira. A empresa está integrada no projeto europeu da Ayzer Europe, que iniciou uma nova fase, com a associação a uma grande fábrica química, que permite que em Portugal a empresa usufrua de produtos de melhor qualidade a preços mais competitivos, já que os mesmos são comercializados em seis mercados.

É nesta economia de escala, indo diretamente à fonte de produção, que os produtos Ayzer surgem no mercado em Portugal com um novo posicionamento, como explica André Ferreira: “agora podemos competir com qualquer multinacional em termos de qualidade do produto. Os nossos produtos estão ao mesmo nível das multinacionais, existindo ainda outros fatores diferenciadores”.

Um deles é o fato dos produtos Ayzer passarem a estar disponíveis em latas litografadas. Pode parecer um simples pormenor, mas de facto não é, pois no entender do responsável da Inkolor / Ayzer Portugal isso “permite uma diferenciação muito grande de produto. Um rótulo colado numa lata ou embalagem significa muitas vezes que o produto foi embalado numa fábrica que produz para muitos empresas, enquanto ao nos apresentarmos com o produto embalado em latas litografadas, significa que aquele produto é apenas nosso”.

Outro fator importante é que o Grupo Ayzer passou a contar com uma equipa de engenheiros químicos, especializados em repintura automóvel e recrutados no setor e com uma experiência comprovada de mais de 20 anos em grupos multinacionais. “Isto é muito importante, pois garante que o produto está constantemente em evolução, tal como acontece nas multinacionais”, explica André Ferreira, dizendo ainda que “o Grupo Ayzer dispõe de laboratórios próprios, com 30 pessoas, pelo que haverá sempre novos produtos e que estão adaptados às necessidades de cada país onde a marca está presente”.

Por estes fatores, “que são muitos valorizados pelos pintores” segundo André Ferreira, que reforça que “todas estas situações vão permitir que os produtos Ayzer tenham uma clara diferenciação do mercado, que exista continuidade no fornecimento do mesmo e que se possa manter a qualidade dos produtos”.

A gama Ayzer é constituída por todo o tipo de produtos para a repintura, à exceção da tinta, embora de acordo com André Ferreira exista uma projeto no Grupo Ayzer para se lançar também com tintas para repintura automóvel, que poderá ainda vir a ser conhecido este ano.

Distribuição

O projeto de expansão da Ayzer em Portugal passa também pelo crescimento da distribuição, sendo que cada distribuidor compra diretamente à fábrica. Neste momento a rede de distribuição da Ayzer em Portugal inclui 12 empresas especializadas essencialmente na repintura automóvel, mas no decorrer de 2021 poderão chegar aos 20 distribuidores. “O objetivo não é trabalhar com distribuidores, mas sim com parceiros de trabalho. O que os distingue é o volume das suas compras e o compromisso que querem ter com a marca Ayzer”, revela André Ferreira.

Toda a estratégia da Inkolor assenta nos produtos da Ayzer (apenas com distribuição no Porto), porém  empresa dispõe de um alargado leque de outros produtos e representações que permitem completar a gama Ayzer.

Por exemplo, um desses produtos, que recentemente integrou o projeto Inkolor foram as pistolas de repintura da Aerometal. “Atualmente somos o distribuidor exclusivo para Portugal destas pistolas”, refere o responsável a Inkolor.

A Inkolor trabalha ainda as marcas Dichem, Ivat Coatings, Scholl (parceira da Ayzer a nível europeu), entre outras, que permitem “ter uma oferta muito abrangente que permitem que uma oficina de repintura tenha todos os produtos que necessite para a sua atividade”, conclui André Ferreira.

DESTAQUE: Novas instalações

Desde o final de 2020 que a Inkolor / Ayzer Portugal possui novas instalações. Localizada em Ermesinde, estas novas instalações, resultam da evolução do negócio da empresa de modo a satisfazer os clientes diretos no Porto, mas também para apoiar toda a distribuição.

Um dos projetos que a empresa vai dinamizar é de um centro de formação, com a dinamização de um pleno, que mais não é do que um conjunto de meios que permitam fazer a demonstração de novos produtos.

“Felizmente, hoje em dia temos excelentes profissionais na repintura automóvel, com maior conhecimento e interesse pelo desenvolvimento não só profissional mas também pessoal, o que lhes permite saber o que pretendem. Assim, apenas necessitam de uma informação completa, teórica e técnica, para tomarem a decisão na escolha do produto que lhes trará a maior vantagem competitiva”, refere André Ferreira.

Artigo publicado na revista Pós-Venda 67

PALAVRAS-CHAVE