Ver todas

Back

Bilstein dá dicas sobre substituição dos amortecedores

23 Agosto, 2023

A Bilstein, especialista em amortecedores para o aftermarket mundial, dá algumas dicas sobre o momento para substituição dos amortecedores.

A empresa lembra que a maioria dos condutores nem sequer se apercebe do desgaste gradual a que estão sujeitos componentes importantes da suspensão, como os amortecedores. No entanto, o comportamento pode alterar-se seriamente ao longo do tempo – ou ainda mais rapidamente em caso de stress extremo permanente. O manuseamento torna-se impreciso, a distância de travagem aumenta sem que se note. Podem surgir rapidamente situações perigosas, especialmente em situações extremas, quando se desvia subitamente em frente a um obstáculo. Por isso, a Bilstein explica que é é ainda mais importante que uma oficina competente verifique regularmente os amortecedores relevantes para a segurança.

“Se a substituição for necessária, os amortecedores Bilstein da gama de substituição B4 OE são uma escolha. Há cerca de 70 anos que a Bilstein equipa modelos de automóveis de passageiros de uma vasta gama de fabricantes e tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da tecnologia de suspensão. Em termos de tecnologia e qualidade, correspondem exatamente ao equipamento original e, assim, cumprem exatamente o que a maioria dos condutores de automóveis deseja – uma experiência de condução como no primeiro dia. Para além disso, os primeiros amortecedores de pressão de gás produzidos em série também são da Bilstein. Com o B4 DampMatic, a Bilstein pode até satisfazer os requisitos específicos da marca para suspensões semi-activas “inteligentes” em vários modelos Mercedes-Benz”, indica fonte da Bilstein. “Não só vale a pena para os condutores recorrerem à fiável e patenteada tecnologia Bilstein, mas também para as oficinas: O modelo B4 correto está disponível para quase todos os carros no mercado, como amortecedor de pressão de gás monotubo e tubo duplo, na especificação que corresponde exatamente aos produtos OE. A Bilstein é também um balcão único para os acessórios necessários, tais como suportes superiores ou para-choques e até molas. Além disso, os clientes podem reverter para o amortecedor de substituição Bilstein B4 OE com DampTronic add-on para veículos com sistemas de suspensão ativa. Este reflecte todas as características dos amortecedores OE e é igualmente fácil de instalar através do método plug-and-play. O módulo de suspensão pneumática Bilstein B4 foi concebido para veículos com suspensão pneumática. A rápida disponibilidade é também garantida graças à produção na Europa”.

A Bilstein disponibiliza também a sua experiência como OEM às oficinas. “A moderna tecnologia de suspensão também está a tornar a substituição dos amortecedores cada vez mais complexa. A nossa equipa está sempre disponível para as oficinas para fornecer conselhos directos e apoio prático em caso de questões técnicas ou problemas. Transmitimos o nosso conhecimento consolidado de todos os aspectos do sistema de suspensão em cursos de formação especiais e, ao mesmo tempo, preparamos a oficina para tecnologias futuras”, explica Rainer Popiol, diretor da Academia Bilstein.

PALAVRAS-CHAVE