A BMW e a Bosch estão a desenvolver uma solução técnica que permite às oficinas independentes aceder aos dados do veículo, e desta forma oferecer os serviços que são necessários.
Cada vez mais veículos no mercado apresentam aquilo a que se chama serviços ligados. Por outras palavras, estão ligados através da Internet e ligados ao fabricante de automóveis. Isto permite que o fabricante de automóveis recupere dados e aplique actualizações por via aérea. Ao mesmo tempo, estes serviços ligados abrem um novo potencial para serviços de reparação e manutenção. As duas marcas pretendem dar este acesso também às oficinas independentes.
O primeiro caso de utilização efectiva é a transmissão de dados de veículos BMW no caso de uma primeira notificação de necessidade de serviço (FNOS). O objectivo do projecto FNOS da Bosch e da BMW era demonstrar a viabilidade técnica de transmitir automaticamente os dados do veículo relativos à necessidade de manutenção ou reparação também a oficinas independentes.
FNOS
O condutor recebe uma notificação de que um serviço está iminente ou que uma reparação precisa de ser efectuada. Para este fim, são avaliados os dados em directo do veículo. Desde que o condutor tenha dado o seu consentimento, as informações sobre o serviço ou a marcação da reparação são automaticamente enviadas para a sua oficina preferida. No futuro, esta pode também ser uma oficina independente, tal como uma Bosch Car Service. “Para além da informação habitual sobre o modelo do veículo, os dados transmitidos incluem a quilometragem, o intervalo de serviço, e o tempo ou quilometragem restante antes do próximo serviço”, disse o Dr. Andreas Klein, chefe do projecto de aplicações e serviços de diagnóstico no Bosch Automotive Aftermarket. “Além disso, também são transmitidas informações do registo de avarias do veículo”. Isto permite à oficina preparar-se minuciosamente para o serviço ou reparação, e enviar uma data de marcação sugerida, uma cotação, e detalhes do trabalho de manutenção, tais como uma mudança de óleo ou novas pastilhas de travão, directamente ao cliente na forma de uma mensagem de texto que aparece no sistema de info-entretenimento do veículo.
Com o seu serviço BMW CarData, a BMW tem fornecido os dados do veículo necessários para este processo desde 2017. De acordo com o conceito NEVADA (neutral extended vehicle for advanced data access) da VDA (Associação Automóvel Alemã), esta interface está aberta a terceiros. “Estamos constantemente a melhorar os dados da BMW CarData”, disse Erwin Wagner, o director da unidade de gestão de veículos e serviços do Grupo BMW. “Actualmente, oferecemos mais de 90 pontos de dados. O nosso trabalho com a Bosch é muito construtivo, e está a ajudar a pôr em prática o conceito NEVADA da VDA”. Um dos princípios do conceito NEVADA da VDA é que “terceiros autorizados”, tais como oficinas e consultores independentes, devem ter acesso aos dados do veículo ao mesmo tempo e no mesmo âmbito que os próprios fabricantes de automóveis.