Ver todas

Back

Bosch anuncia teste bem-sucedido do sistema brake-by-wire

18 Fevereiro, 2025

A Bosch anunciou que concluiu com sucesso os primeiros testes em vias públicas do seu novo sistema de travagem brake-by-wire, que elimina a conexão mecânica entre o pedal do travão e o sistema de travagem, transmitindo os comandos por meio de sinais elétricos.

A experiência envolveu uma viagem de mais de 3300 km, atravessando diversas zonas climáticas e chegando ao Círculo Polar Ártico. O sistema inclui dois atuadores hidráulicos independentes: um atuador de travão by-wire e o ESP. A Bosch, referência mundial em sistemas de travagem e direção, recebeu encomendas de diversos fabricantes de automóveis e prevê o lançamento desta tecnologia a partir do outono de 2025. Até 2030, a empresa estima que mais de 5,5 milhões de veículos em todo o mundo estarão equipados com este sistema avançado.

O desenvolvimento do sistema brake-by-wire ocorre no centro de engenharia da Bosch em Abstatt, Alemanha. Durante a viagem de teste, a equipa percorreu o trajeto entre o sudoeste alemão e a Suécia, passando por cidades como Hamburgo, Copenhaga e Estocolmo, até ao centro de testes de inverno da Bosch em Vaitoudden, Arjeplog.

De acordo com a Bosch, as vantagens do sistema brake-by-wire são:

  • Flexibilidade na instalação: A eliminação da ligação mecânica permite posicionar os componentes no local mais adequado, melhorando a segurança, reduzindo ruído e facilitando o processo de fabrico.
  • Otimização do design dos veículos: A tecnologia by-wire abre caminho para novos conceitos de pedais e interiores mais espaçosos.
  • Segurança reforçada: O sistema hidráulico brake-by-wire da Bosch incorpora um design redundante, garantindo travagem eficaz mesmo em caso de falha.
  • Adequado para condução automatizada: Garante a proteção exigida por sistemas de segurança para veículos altamente automatizados.

“Toda a equipa está extremamente orgulhosa desta conquista. Durante milhares de travagens realizadas ao longo da viagem, conseguimos recolher dados valiosos que irão otimizar ainda mais o nosso sistema brake-by-wire”, afirmou Hagen Kuckert, gestor de projeto do atuador de travão by-wire na Bosch.

PALAVRAS-CHAVE