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Bosch ESI[tronic] 2.0 cada vez mais preparado para veículos elétricos

A crescente presença de veículos eletrificados nas estradas exige respostas ao nível do serviço. É por isso que o software de diagnóstico online Bosch ESI[tronic] 2.0 está preparado para, entre outras coisas, isolar o sistema de alta tensão do VE.

Para as oficinas, o crescente número de veículos híbridos e elétricos apresenta novos desafios. Trabalhar neste tipo de veículo requer conhecimento especializado e formação específica para que o mecânico possa lidar com sistemas de alta tensão. Para apoiar as oficinas que trabalham com esses sistemas, o software de diagnóstico online ESI[tronic] 2.0 da Bosch cobre atualmente mais de 200 modelos de veículos elétricos e híbridos. Por já estar incluído no pacote de software de diagnóstico padrão da Bosch, a oficina não necessita adquirir uma licença adicional para aceder os dados de diagnóstico.

Desconexão segura do sistema de alta tensão

Em numerosas operações de veículos elétricos e híbridos, a prioridade é isolar o sistema de alta tensão, torná-lo seguro e proteger os mecânicos de possíveis eletrocussões. Isso envolve desconectar o sistema de alta tensão do veículo e descarregar qualquer corrente residual. Depois de desconectar o sistema, os mecânicos devem sempre garantir que o veículo não pode ser ativado, além de verificar e documentar que não há qualquer tensão. Uma vez concluídos esses processos, será seguro trabalhar nos componentes de alta tensão, ou perto destes. No entanto, dependendo do fabricante e modelo do veículo, o processo e as instruções de desconexão da tensão podem variar. Cumprir as especificações do fabricante e o isolamento correto da bateria é especialmente importante para a segurança da oficina. Com o ESI[tronic] 2.0 Online, a Bosch fornece instruções detalhadas para o processo de isolamento específico do veículo, com base nos dados e especificações do fabricante.

Ler e documentar o estado da bateria de alta tensão

À medida que a bateria de alta tensão de um veículo elétrico ou híbrido envelhece, perde capacidade de armazenamento. Por esta razão, alguns fabricantes de veículos fornecem dados de diagnóstico sobre o estado da bateria, o chamado ‘State of Health’ ou SOH (‘Estado de Saúde’). Com a atualização de software 2023/3, uma nova guia “Bateria HV (SOH)” aparece na barra de navegação ESI[tronic]. Desta forma, se o fabricante do veículo fornecer os dados correspondentes no sistema de gestão de baterias HV, o utilizador do ESI[tronic] pode utilizar esta função para ler e imprimir as informações. A integridade da bateria é exibida como uma percentagem em comparação com uma bateria nova. Ao imprimir um relatório SOH gerado pelo ESI[tronic], a oficina pode fornecer aos condutores os valores específicos da bateria instalada no seu veículo.

Tesla Anomalias no diagnóstico de modelos Tesla

Atualmente, o ESI[tronic] 2.0 Online inclui os modelos Tesla Model S e Model X. No entanto, como o fabricante americano fez muitas inovações no campo do diagnóstico, é importante conhecer e observar algumas características especiais para realizar corretamente o diagnóstico nos veículos Tesla. Por exemplo, nos modelos S e X, o pedal do travão deve ser pressionado para colocar o veículo no modo que permite o acesso às funções de diagnóstico CAN, permitindo que a oficina realize o trabalho com rapidez e eficiência. A ligação “Important Brand Information” no software de diagnóstico online ESI[tronic] 2.0 explica esses recursos especiais, dando ao utilizador Esitronic uma visão geral rápida de como realizar o diagnóstico em veículos Tesla. Outros modelos da marca, bem como outros modelos elétricos e híbridos de outros fabricantes, serão adicionados em breve ao software de diagnóstico da Bosch como parte das atualizações regulares disponibilizadas.

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