A Bosch assinou um contrato com a cellcentric para fornecer compressores de ar elétricos com eletrónica de potência integrada, que conduzem o fornecimento de oxigénio dos sistemas de célula de combustível.
Numa joint venture 50:50 entre a Daimler Truck AG e o Volvo Group AB, a cellcentric é responsável por todas as atividades ao longo de toda a cadeia de valor. Tal como a Bosch, a joint venture tem como objetivo tornar-se um fabricante líder global de sistemas de células de combustível e, assim, ajudar a tornar a mobilidade ambientalmente neutra e sustentável até 2050. O compressor de ar fará parte do sistema de célula de combustível da cellcentric que será utilizado em veículos pesados e em aplicações estacionárias no futuro. A produção em grande escala deve começar em meados da próxima década.
Como o compressor de ar elétrico fornece a quantidade necessária de ar filtrado, é um dos principais componentes de um sistema de célula de combustível. “A Bosch está a dedicar um grande esforço ao desenvolvimento desse componente. Por exemplo, temos 15 equipas de várias divisões a trabalhar para comercializar o compressor de ar elétrico”, afirmou Uwe Gackstatter, presidente da divisão Bosch Powertrain Solutions. A Bosch disponibiliza o compressor de ar em duas classes de potência – 20 e 30 quilowatts. A classe de 30 quilowatts é classificada para voltagens de 450 a 850 volts, enquanto a classe de 20 quilowatts é classificada para 250–450 volts ou 450–850 volts. A roda do compressor atinge velocidades de mais de 100.000 rpm. “A combinação de um motor elétrico de alta velocidade com eletrónica de potência integrada permite uma fácil integração do sistema a custos de produção competitivos”, afirma Gackstatter. Além disso, os semicondutores de carboneto de silício usados na eletrónica de potência da Bosch tornam este poderoso componente particularmente eficiente. Era de recursos como esses que a cellcentric estava à procura.