Ver todas

Back

Brands Community promove profissões no setor automóvel (video)

12 Outubro, 2022

(Texto: Brands Community)

A dificuldade em atrair talento é hoje uma realidade quase transversal a todos os setores, mas há atividades, que por serem percecionadas como antigas ou pouco dignas, vivem um momento dramático e precisam de ser valorizadas e divulgadas pela sua evolução e inovação.

É o caso da mecânica automóvel, que pelo avanço tecnológico dos carros se viu também obrigada a entrar num processo de evolução e transformação. Hoje, posiciona-se como Mecatrónica, unindo a mecânica tradicional à eletrónica, e é um setor onde são necessários vários profissionais com oportunidades de carreira muito interessantes e financeiramente bem remuneradas.

Neste episódio da série Mudar para Melhor, Fátima Lopes, vai vestir o fato de mecânica para conhecer como se formam estas equipas e como são atualmente as condições de trabalho e de progressão profissional nas oficinas.

É na região da grande Lisboa que Fátima Lopes se faz à estrada para experienciar o dia a dia dos formandos no Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel, onde aprende a arte de recuperar e pintar uma carroçaria de um automóvel numa era onde a profissão de bate-chapas está longe do que era no passado, conhecida atualmente pela designação de: Técnico de Reparação e Pintura de Carroçarias.

É uma área que está a apaixonar Ana Duarte, que, com 17 anos, e sem preconceitos sociais em relação à profissão, está feliz ao aventurar-se por entre chapas e tintas.

Também Norberto Água-Mel que perdeu o emprego numa fábrica encontra nesta área um novo desafio profissional com o entusiasmo nos olhos! Elsa Cabral, nascida em Cabo Verde, onde desde os 15 anos aprendeu com os pais a ser serralheira mecância, é outro exemplo de como a profissão de reparação e pintura de carroçarias é uma excelente aposta também para as mulheres, que têm um talento natural para os trabalhos que exigem uma sensibilidade manual maior. É com Elsa, nas oficinas da Carclasse, que Fátima Lopes procura perceber como estão a ser valorizados estes profissionais.

E para quem ainda duvida de como a mecânica automóvel é, nos nossos dias, uma carreira de excelência e com sucesso, vale a pena conhecer o YouTuber mecatrónico Bruno Souza que não esconde o orgulho do que faz, ao ponto de ter criado um canal de YouTube. Segundo dados do IEFP, em 2021, as ofertas de emprego nesta área da mecânica e reparação e pintura de automóveis situava-se acima das 1600 vagas para uma resposta de mão-de-obra na ordem dos 800 profissionais. Como refere Ricardo Simões, diretor de serviço pós-venda de uma das grandes empresas do setor, tem sido difícil recrutar, principalmente quando se tratam de técnicos para a oficina de colisão, ou seja, nas profissões ligadas à pintura e reparação de carroçarias.

Mais informações em: https://www.brandscommunity.pt/

PALAVRAS-CHAVE