Manuel Berger faz uma retrospetiva positiva do primeiro ano de atividade do Centro LeasePlan em Carnaxide que, tendo surgido no âmbito de uma aposta na venda de usados, agrupa diversos serviços Pós-Venda independentes para maior comodidade dos condutores.
TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO
A LeasePlan entrou na cadeia de valor dos usados por uma questão de necessidade logística, mas este tornou-se um importante setor de negócio para a empresa, onde o volume de vendas ao cliente particular representa, atualmente, 10% do volume total. Este novo setor de atividade ditou o surgimento do Centro LeasePlan em Carnaxide, pensado para reunir diversos serviços e assim poupar tempo aos condutores, sejam eles clientes ou não desta gestora de frotas.
Manuel Berger, Diretor de Operações da LeasePlan, lembra que a empresa pretendia “encontrar um espaço onde fosse possível criar um showroom e uma zona de estacionamento para o cliente. A ideia foi criar um centro multiserviços com outras valências para além da venda de usados”. O Centro abriu portas no verão de 2016, momento que coincidiu com o investimento da LeasePlan na transição de uma rede quase exclusiva de reparadores oficiais de marca para uma rede de operadores multimarca.
Ultrapassadas algumas dificuldades do passado em relação à falta de ferramentas de orçamentação e de planos de manutenção, normalmente apenas disponíveis nos fabricantes, a LeasePlan amadureceu a ideia e avançou com este projeto há cerca de 2 anos, recorrendo a operadores de pós-venda.
Na receção comum do Centro LeasePlan em Carnaxide, o cliente pode encontrar diversos serviços prestados pelos parceiros LeasePlan: Inspeção de fim de contrato e devolução, manutenção e pneus, reparação de vidros, rent a car e peritagens de colisão, onde serão também feitos, em breve, os smart repairs. Isto permite aos condutores a possibilidade de efetuarem diversas reparações no mesmo local. O objetivo da LeasePlan é poupar tempo aos clientes e melhorar a qualidade do serviço prestado, estando previsto no futuro o agendamento de intervenções ao sábado, para melhorar ainda mais a comodidade do serviço.
Este centro foi pensado essencialmente para os condutores LeasePlan, que atualmente representam a maioria do volume de trabalho. No entanto, está aberto ao público e a empresa promove também a utilização do centro pelos seus clientes de usados. Uma parte das preparações de usados para venda é feita no Centro LeasePlan, sendo as restantes efetuadas noutros locais, por forma a não esgotar a capacidade do centro.
Este conceito de sucesso está também a surgir na cidade do Porto, mais concretamente em Matosinhos. O Centro LeasePlan para o norte do país já tem em funcionamento a venda de usados e as inspeções de fim de contrato, havendo já um espaço preparado para a futura oficina e restantes serviços.
Transição para o multimarca
O centro LeasePlan têm apenas operadores multimarca o que surge precisamente após 29um processo de transição dos prestadores de serviço (leia-se oficinas) das marcas para as redes multimarca. Manuel Berger afirma que tem sido “uma transição suave, mas a verdade é que neste momento temos já factos concretos que nos levam a crer que esta é uma aposta de sucesso”.
Para a sua rede multimarca, a LeasePlan seleciona alguns parceiros da sua confiança para cada zona e consegue assim um volume de serviços superior para cada um, e, consequentemente, o feedback é mais notório e imediato, o que torna mais fácil melhorar procedimentos e corrigir falhas, através da constante monitorização da qualidade dos processos.
Este tipo de parceria iniciou-se com as redes Precision, Midas e Bosch Car Service, estendendo-se atualmente a outros parceiros. Cada uma das instalações é sujeita a uma auditoria, que irá definir se determinado centro (oficina) cumpre os requisitos da LeasePlan, para poder ser incluído na sua rede. A aposta na parceria com as redes multimarca, ao coincidir com a abertura de um ponto pós-venda da LeasePlan, facilita também o feedback por parte dos clientes em relação a este conceito.
As redes multimarca, segundo o responsável da LeasePlan, trazem diversas vantagens aos condutores, tais como a presença no centro das cidades, em postos de combustível e centros comerciais, com horários de funcionamento mais alargados e convenientes e ainda a maior oferta de pontos de serviço, importantes sobretudo nas zonas do país onde a oferta é mais reduzida.
Auditoria pós-venda
Em relação ao controlo de qualidade na rede de operadores multimarca por todo o país, a LeasePlan tem contrato com parceiros que efetuam este serviço. No que toca ao método “cliente mistério”, Manuel Berger afirma que este não tem trazido pontos negativos: “A rede pós-venda é bastante disciplinada e a experiência tem provado isso”.
Quanto à dúvida se a parceria com operadores multimarca poderá afetar o valor residual ou a garantia dos veículos, Manuel Berger garante que “nunca tivemos esse receio porque asseguramos que as oficinas cumprem o plano preconizado pelo fabricante e por isso não há razão para inviabilizar uma garantia ou para tornar o carro menos fiável”.
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