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Centro Qualifica – CEPRA: Certificar a experiência profissional

3 Janeiro, 2022

É possível reconhecer, validar e certificar as competências profissionais adquiridas com a experiência ao longo da carreira no setor automóvel, no Centro Qualifica, do CEPRA.

O Centro Qualifica do CEPRA tem como missão principal a certificação, de forma gratuita, dos profissionais da reparação automóvel através do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). O Centro Qualifica assegura a informação, a orientação e o encaminhamento de candidatos para modalidades de formação ou para reconhecimento e validação e certificação de competências. Além disso, realiza também a componente de certificação escolar e profissional, através de um processo de reconhecimento, validação e certificação das competências adquiridas ao longo da vida. “A certificação dos profissionais destina-se a pessoas que trabalham nas oficinas há muitos anos e têm experiência profissional no setor, mas não têm um certificado que o comprove.

O que fazemos é comprovar os conhecimentos adquiridos por via da experiência e atribuir um certificado. O profissional mostra-nos o que aprendeu ao longo da sua vida de trabalho, comparamos com um referencial da profissão e certificamos os conhecimentos que o profissional tem. A componente de certificação escolar é realizada para o 6º, 9.º ano e para o 12.º ano.”, explica Carmen Ruivo, coordenadora do Centro Qualifica do CEPRA.

ACESSO

O acesso ao Centro Qualifica do CEPRA acontece, essencialmente, por duas razões. “Em primeiro lugar, porque estes profissionais, que trabalham na área automóvel desde muito jovens, tendo aprendido a profissão durante a vida, têm pouca escolaridade e nenhum certificado, sentem que é importante a obtenção de uma certificação, pois é algo cada vez mais exigido pelo mercado. Pretendem ter algo que comprove que são profissionais e têm conhecimentos, perante os seus superiores, mas também perante os clientes. E também porque esta certificação é, por vezes, exigida às oficinas, no caso de manutenção de frotas de empresas do Estado, por exemplo. Outra razão é o facto de o setor estar a evoluir muito em termos tecnológicos e, por isso, os profissionais sentem necessidade de aceder cada vez mais à formação. E é ainda um fator de valorização pessoal”, indica Carmen Ruivo. Este processo permite certificar e identificar as necessidades de formação de cada profissional de forma individual, sendo depois elaborado um plano de formação à medida.

“A certificação obtida pode ser parcial ou total. No caso de uma certificação parcial, é realizado um Plano Pessoal de Qualificação, para definir quais as unidades de formação que deverão fazer, por forma a obterem uma certificação total. Para incentivar a fazerem a certificação e a frequentarem a formação, oferecemos, no CEPRA, uma unidade de 50 horas de formação a quem faz o processo de certificação. Muitas vezes, os candidatos chegam por via da formação e ficam a conhecer o processo de certificação do Centro Qualifica, agregando assim a experiência que trazem, com a formação que realizam”, acrescenta. Esta certificação possibilita ainda aos  profissionais o prosseguimento de estudos, a melhoria da sua situação profissional ou a progressão na carreira.

ETAPAS – PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
O processo de certificação é constituído por três etapas: a construção de um portfolio profissional, em que o candidato faz uma recolha de tudo o que é documentação que comprove os seus conhecimentos. Esta documentação é depois entregue a um formador, que realiza uma entrevista técnica ao candidato. A última etapa é uma prova prática. Devido à pandemia, a primeira fase do processo de certificação tem sido realizada à distância. O Centro Qualifica funciona na Sede do CEPRA, no Prior Velho, mas o processo de certificação profissional, funciona para todo o país. “Deslocamo-nos a qualquer local do país, no caso de existir um grupo de profissionais interessados e existindo um espaço que nos seja cedido para realizarmos este processo de certificação. Pode ser uma oficina, ou várias oficinas de uma região”, conclui Carmen Ruivo.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 70 de julho de 2021. Consulte aqui a edição.

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