A Clarios acaba de anunciar a expansão da sua rede europeia de reciclagem de baterias, através da integração de três unidades localizadas em Freiberg e Braubach, na Alemanha, e em Arnoldstein, na Áustria.
O negócio, que deverá estar concluído no início de 2026 após as necessárias aprovações regulatórias, pretende aumentar de forma significativa a capacidade de reciclagem da empresa na Europa.
As instalações, atualmente geridas pela Ecobat, trazem consigo tecnologias consolidadas e conhecimento técnico especializado no processamento e recuperação de chumbo e polipropileno. Com integração a Clarios irá ter oportunidade de reforçar o reaproveitamento de materiais provenientes de baterias em fim de vida, ao mesmo tempo que responde às exigências regulatórias e ao aumento da procura por soluções de origem sustentável.
Segundo Werner Benade, presidente para a região EMEA da Clarios, esta expansão “vai fortalecer a infraestrutura europeia de reciclagem, melhorar a resiliência da cadeia de abastecimento e garantir materiais secundários de elevada qualidade, incluindo os utilizados na marca Varta”.
Entre os principais benefícios do reforço da rede de reciclagem, a Clarios destaca:
-
Maior capacidade de reciclagem interna de chumbo, assegurando um circuito fechado no reaproveitamento de materiais;
-
Expansão da reciclagem de polipropileno, incluindo a primeira capacidade interna da empresa para compostagem deste material, alinhada com as novas exigências da União Europeia, que determinam a incorporação de pelo menos 25% de plásticos reciclados nos veículos;
-
Reforço das capacidades europeias, contribuindo para uma produção mais sustentável e para a robustez das cadeias de fornecimento.









