As oficinas independentes também podem limpar o circuito de refrigeração de determinados motores, de acordo com as instruções do fabricante. A solução é dada pela Continental através da sua nova TOOL BOX W04.
A lavagem a fundo é uma das etapas cruciais na manutenção do sistema de refrigeração, pois evita a falha prematura de peças recentemente instaladas, por exemplo, após a substituição do permutador de calor, da bomba de água, do intercooler, etc. Isto porque, a qualidade do líquido de refrigeração diminui durante o funcionamento contínuo do veículo. A razão: os aditivos contidos no líquido de refrigeração decompõem-se com o tempo e a corrosão, depósitos de calcário, vestígios de óleo e outras partículas contaminam o líquido de refrigeração. A lavagem remove depósitos do circuito de refrigeração e o reabastecimento garante uma refrigeração adequada e proteção anticongelante para o motor. Para além disso, o líquido de refrigeração fresco reveste as superfícies dos componentes de alumínio com uma camada protetora e garante assim proteção contra a corrosão.
Se introduzir um componente novo no líquido de refrigeração antigo, esta proteção da superfície ficará a faltar, porque o líquido que ainda se encontra no circuito não tem mais aditivos “de sobra” para as novas superfícies – pois eles já estão na peça removida. Não adianta deitar simplesmente líquido adicional, porque os aditivos não podem assentar seletivamente apenas nas superfícies desprotegidas. Resumindo: para os profissionais só pode haver uma solução e isso significa: tirar tudo, lavar bem e reabastecer na totalidade!
A lavagem é normalmente obrigatória
É por isso que alguns fabricantes exigem explicitamente a lavagem de determinados motores – a Volkswagen faz isso para o EA288 e o EA288 evo, por exemplo. No entanto, é precisamente esta instrução do fabricante que representa um problema para muitas oficinas independentes: o dispositivo de lavagem correto só está normalmente disponível nas oficinas autorizadas.
Agora existe uma solução compacta com a qual, pela primeira vez, as oficinas independentes podem lavar estes motores de acordo com as instruções do fabricante: a TOOL BOX W04 da Continental.
Duas malas, uma solução
Na Continental, o novo sistema de lavagem cabe em duas malas práticas, incluindo a unidade de lavagem e de aspiração, bem como todas as mangueiras necessárias. Os técnicos de instalação encontram as ligações e os adaptadores necessários na TOOL BOX W01. “Muitas oficinas já utilizam esta caixa para diagnóstico do sistema de refrigeração e por isso, já têm todos os adaptadores prontos”, explica o Product Manager Maximilian Pape. “É por essa razão que não integramos novamente esses componentes na nova TOOL BOX W04, para evitar compras duplicadas.” As oficinas só precisam dos recipientes para encher e lavar – até mesmo as tampas, incluindo a ligação, estão incluídas na TOOL BOX.
Ambas as caixas complementam-se na perfeição: com a TOOL BOX W01 e a nova TOOL BOX W04, os técnicos de instalação têm tudo o que precisam à mão para o processo de lavagem completo, mesmo em sistemas de refrigeração altamente ramificados: desde a purga e teste de vácuo, passando pela aspiração, até à lavagem em si. Todos os sistemas de conectores e adaptadores foram concebidos para que encaixem apenas numa parte específica – uma ligação incorreta está fora de questão.
Disposição universal
Outra vantagem: a solução da Continental não se adapta apenas aos motores VW mencionados, mas universalmente a todos os veículos. Com um adaptador adicional incluído, estes veículos também podem ser lavados através da linha de retorno. Isto é especialmente importante para veículos mais antigos ou veículos usados: talvez o proprietário anterior tenha abastecido com água dura em vez de água destilada? Ou a oficina anterior usou pasta de vedação na instalação da bomba de água, que está agora a contaminar o líquido de refrigeração? Os riscos associados podem ser eliminados de uma vez por todas com as TOOL BOXEN W01 e W04.
Bico Venturi em vez de uma bomba adicional
“Para aspirar, utilizamos um bico Venturi em vez de uma bomba adicional, que é simplesmente colocado no depósito de expansão“, explica Maximilian Pape. “Isso torna todo o sistema mais compacto e fácil de utilizar.” No que toca à aplicação: o funcionamento da TOOL BOX está descrito detalhadamente no manual fornecido.