A partir de 2018, todos os novos carros da Europa terão de ser equipados com um cartão SIM integrado, permitindo que os veículos façam chamadas de emergência. Durante o Mobile World Congress, entre 26 de fevereiro e 1 de março, a Continental tem demonstrado como está a moldar esta transformação do setor automóvel.
“Os smartphones, os tablets e, agora, os automóveis – este ano a eCall fará com que os veículos se tornem finalmente uma parte do mundo conectado e se integrem perfeitamente nas rotinas digitais dos utilizadores. No Mobile World Congress, em Barcelona, demonstramos que ter uma ligação online contínua e uma cibersegurança abrangente são tão importantes como garantir uma integração simples dos dispositivos móveis e um funcionamento intuitivo”, comentou Helmut Matschi, membro do Conselho de Administração da Continental e Diretor da Divisão de Interiores, explicando o objetivo da empresa na feira de Barcelona.
Conectividade preditiva
A cobertura de rede móvel contínua e de alta qualidade é crucial para os condutores que queiram expandir os seus estilos de vida digitais para o domínio da condução sem qualquer restrição. Mas várias regiões são ainda afetadas por baixas larguras de banda e demora; chamadas telefónicas que caem e streaming de música interrompido não são incomuns. É por isso que a Continental desenvolveu um gestor de conectividade preditiva, que recolhe dados sobre a qualidade da rede na estrada a percorrer através de crowdsourcing. Usa estes dados para criar na plataforma – por exemplo na cloud da Continental – um mapa de redes móveis disponíveis e da sua qualidade em determinada região. Depois de analisados estes dados, a solução pode prever se a ligação de rede vai deteriorar-se ou cair e otimizar os dados e a gestão de canais de acordo com estes dados.
Com base nos resultados, o software pode, por exemplo, notificar os condutores que as suas chamadas telefónicas atuais terminarão dentro de poucos minutos e que depois, quando a qualidade da rede for boa, podem continuar a chamada. Em alternativa, podem colocar subtilmente aplicações em segundo plano, por exemplo, distribuindo menos largura de banda para descarregar uma atualização de software, para que a música não seja interrompida.
Informação precisa e atualizada sobre a rede será também decisiva para permitir que, no futuro, os veículos automatizados possam encontrar o seu caminho – esta é outra razão que leva a que o gestor de conectividade preditiva seja um dispositivo tão importante. Se, por exemplo, detetar que a largura de banda na estrada a percorrer é demasiado fraca para descarregar mapas de alta resolução e atualizados, pode pesquisar antecipadamente o mapa HD para o troço de estrada mais importante em determinada rota.
Aceder ao veículo sem chaves
“Os carros não estão apenas a transformar-se em dispositivos móveis, mas a diversidade de integrações de smartphones é também um fator importante na otimização desta experiência. É por isso que daremos a conhecer, no Mobile World Congress, as nossas soluções para o acesso inteligente ao veículo através da chave virtual no smartphone”, explicou Matschi. Estas soluções estão a fazer com que o aluguer de automóveis seja mais cómodo para os clientes, bem como para as empresas de aluguer. Em parceria com o Avis Budget Group, a tecnologia “Key as a Service” da Continental permite uma experiência de aluguer completa, sem precisar de chave para aceder ao veículo ou para ligar o motor. A tecnologia oferece adaptabilidade para fabricantes de veículos, diferentes modelos de veículos e regiões, a que se junta uma chegada mais rápida ao mercado sem necessidade de fazer alterações nos sistemas eletrónicos dos veículos ou modificações na sua arquitetura. Engloba não apenas os serviços, mas também o hardware, e pode ser facilmente adaptado.
O portfolio da Continental também inclui uma solução para fabricantes de automóveis, na forma de um Smart Device Integrated Access System. Esta tecnologia permite acesso ao veículo e ignição sem recorrer às mãos e é já parte da arquitetura do veículo. Assim, os veículos estão já equipados na fábrica para todas as soluções “Key as a Service” possíveis.
Também é possível melhorar o sistema com uma solução digital de desbloqueio de emergência, o que faz com que o bloqueio mecânico e o manípulo da porta se tornem supérfluos. Assim, e mesmo que a bateria do carro esteja fraca, os condutores podem voltar a conseguir aceder ao veiculo sem terem de recorrer à chave de emergência. A integração de uma função de assistência cria uma porta inteligente, que pode ser usada em modo mãos livres e de forma digital, já que abre e fecha sozinha.
O componente central deste sistema inteligente de acesso da Continental é a chave virtual no smartphone, que consiste num registo de dados inviolável. Esta chave só consegue o acesso ao carro após uma autenticação única e bem-sucedida pela plataforma, que é enviada para o smartphone através de uma interface sem fios. A comunicação adicional só ocorre entre o smartphone e o veículo. Para a solução Smart Device Integrated Access, o sistema usa vários módulos Bluetooth Low Energy no veículo que permitem que o smartphone autorizado possa ser localizado tanto a partir do interior como do exterior. A Near Field Communication (NFC) também é possível. Assim que chave virtual autorizada é detetada, o sistema emite a permissão para abrir o veículo e ligar o motor. Por isso, a chave mecânica deixa de ser necessária.
Outra opção de exibição remota para os dados do veículo no smartphone é a função de assistente de enchimento, que mostra a pressão atual dos pneus mesmo durante o processo de enchimento. Isto diz aos condutores, de forma precisa, de quanto ar necessita o pneu, sem que tenham de consultar o mostrador da bomba de ar. Numa app nos seus dispositivos móveis, os utilizadores podem, ainda antes de entrar no veículo, ativar perfis personalizados, tais como a posição do banco, as definições de ar condicionado e as preferências de entretenimento. O smartphone está também a tornar-se um componente móvel da interface holística homem-máquina, o que significa que os condutores podem gerir várias funções do veículo, tais como abrir e fechar janelas ou abrir ou recolher os espelhos remotamente.
Para garantir que uma bateria fraca não atrapalha a integração do smartphone, a Continental levou também à MWC 2018 o seu Multifunctional Smart Device Terminal. O terminal permite o carregamento sem fios para todos os smartphones que se enquadrem no padrão “Qi” e inicia a conexão do telemóvel com a unidade central do veículo através de Bluetooth e NFC. Graças ao acoplamento da antena sem fios, o smartphone também recebe um sinal com uma qualidade significativamente melhor.
Sem segurança não há conectividade
Para garantir que a segurança do sistema é suficiente, a Elektrobit, uma subsidiária da Continental – com o novo membro da sua família, o Argus Cyber Security – está a centrar-se em soluções e serviços completos de segurança para a segurança digital das aplicações do veículo. “A segurança das TI no veículo é a nossa prioridade, já que a mobilidade só pode ser considerada inteligente se for segura”, diz Matschi. No Mobile World Congress, as empresas vão destacar o seu portfolio de soluções completas. Isto inclui deteção de intrusos, proteção da superfície de ataque, monitorização e gestão para garantir a cibersegurança das frotas de veículos, bem como atualizações de software que possam beneficiar clientes em todo o mundo.
Remote Vehicle Data
A plataforma Remote Vehicle Data (RVD) da Continental é a base para serviços inovadores e conectados. A plataforma permite o acesso uniforme a dados específicos do veículo de várias marcas e modelos. A RVD destina-se a fabricantes de veículos, revendedores de automóveis, empresas de aluguer, operadores de frotas, oficinas de reparação e companhias de seguros. A plataforma fornece uma solução completa em toda a cadeia de valor de serviços conectados e integra-se perfeitamente nas soluções de cloud modulares da Continental para serviços baseados em conectividade. A solução pode ser adaptada a uma vasta gama de aplicações do cliente graças à sua arquitetura baseada em nuvem.