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De que forma o marketing digital pode ajudar as oficinas a aumentar o seu negócio?

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A nova fase da campanha TRW “Verdadeiros Originais” mostra de que forma o marketing digital pode ajudar as oficinas a aumentar as vendas e a garantir a fidelização dos clientes. A ZF Aftermarket recomenda às oficinas que adaptem as suas comunicações à crescente digitalização, utilizando plataformas de redes sociais e de marketing digital eficientes em termos de custos.

A digitalização dentro do setor está a aumentar a um ritmo sem precedentes. As estatísticas que mostram a crescente quantidade de tempo que os clientes passam online, bem como o modo como as críticas online influenciam as decisões de compra, devem ser levadas muito a sério. A ZF Aftermarket recomenda que as oficinas adaptem as suas comunicações a esta nova realidade. Para as ajudar a fazê-lo e, consequentemente, a reforçar os seus negócios, o próximo episódio da campanha “Verdadeiros Originais” da TRW aborda as ferramentas e a análise de marketing digital. Isto é realizado através de um curto vídeo que destaca as melhores práticas digitais de uma oficina de reparação automóvel pioneira. Nessa sequência, uma série de artigos desafiantes e muito úteis, disponíveis no centro de informação online https://www.trwaftermarket.com/original-workshops/pt/marketing-digital/, explica tudo o que uma oficina precisa de saber.

Examinando o modo de funcionamento de várias plataformas universais, a empresa mostra de que forma o marketing digital e as redes sociais podem ser utilizados com grande vantagem, particularmente por aqueles que possuem um orçamento limitado, tendo em vista o aumento das vendas e a garantia da fidelização dos clientes.

“No ano 2020, toda uma geração, a geração C de “connected” (conectada), terá crescido num mundo digital imerso numa cultura online e com grande conhecimento em matéria de metodologia de redes sociais.” explica Ben Smart, diretor de marketing global da ZF Aftermarket. “Além disso, os números mostram que, no próximo ano, cada pessoa passará, em média, 84 minutos por dia a ver vídeos online.”

À medida que a ZF Aftermarket continua a caminhar em direção à próxima geração da mobilidade, esta tem a responsabilidade de assegurar que a base de clientes atuais e futuros dispõe de um acesso fácil e rápido à informação de que necessitam, nos seus termos. Esta última fase da campanha “Verdadeiros Originais” da TRW ajudará a capacitar as oficinas e fornecerá orientação em matéria de navegação num ambiente muitas vezes confuso, com vista à criação de um grande impacto.

O que é o marketing digital?

Marketing digital é qualquer tipo de marketing que aparece online. As oficinas independentes que, porventura, não tenham orçamento ou infraestruturas para organizar grandes campanhas publicitárias, têm a possibilidade de chegar ao seu público alvo de forma fácil e barata, através da utilização das redes sociais (com as principais plataformas a serem o Facebook, Twitter e Instagram), do e-mail e dos websites. Estes canais são excelentes veículos para a utilização de outbound marketing ou prospeção ativa (pago), pagando para colocar o seu logótipo ou banner no website de terceiros, por exemplo, e de inbound marketing ou prospeção passiva (custo mínimo), oferecendo ao seu público algo que lhe interessa ou que o beneficie, como, por exemplo, publicações nas redes sociais para comunicar ofertas de descontos, lembretes acerca de serviços de manutenção ou uma página bem escrita de dicas e conselhos num website da oficina.

TRW #OFICINASORIGINAIS

Dando continuidade à campanha da TRW, baseada no conceito de que quer os colaboradores da TRW, quer os seus clientes fiéis se distinguem em tudo aquilo que fazem, sendo, por isso, “Verdadeiros Originais”, esta nova etapa da campanha foca-se, desta vez, no marketing digital. Nesta fase, conta com a participação do cliente da TRW – Russ Stanley, diretor da Revolution Porsche, Brighouse, Reino Unido. Num curto vídeo https://www.trwaftermarket.com/original-workshops/pt/marketing-digital/historia/conheca-o-russ, Russ explica de que forma a sua oficina, enquanto uma das primeiras a tirar partido do marketing digital, aumentou a fidelização dos clientes e registou um crescimento impressionante do negócio, desde a abertura em 2011.

“O nosso website interativo significa que os clientes podem contactar-nos fora do horário de trabalho, e as redes sociais permitiram-nos crescer de forma muito mais simples e rápida. Sempre que enviamos um e-mail, pedimos aos nossos clientes para nos seguirem, pelo que é extremamente fácil construir, de forma orgânica, uma boa base de dados. A partilha de links para fóruns, feiras e exposições e outros websites, juntamente com informação interessante e relevante acerca da nossa equipa, possibilita a interação dos clientes.”

“Possuímos também um registo de vídeos sobre manutenção”, explica Russ. “É aqui que enviamos vídeos aos nossos clientes para que eles possam efetivamente ver os trabalhos que os seus veículos necessitam: uma boa forma de partilhar informação capaz de criar verdadeiramente confiança. O marketing digital custa pouco mais do que o seu tempo, mas o alcance e a recompensa podem ser fantásticos.”

O vídeo pode ser encontrado em #OFICINASORIGINAIS, um centro de informação em constante crescimento com conselhos úteis, dicas, vídeos e muito mais para ajudar os mecânicos e os proprietários de oficinas a oferecerem um ótimo serviço, a promoverem-se junto dos clientes e a desenvolverem um negócio forte e de sucesso. Os novos artigos já disponíveis online abordam os seguintes temas:

  • O que é o marketing digital e como pode beneficiar a sua oficina?
  • Como usar os meios digitais e sociais para criar um programa de referência simples
  • 12 dicas para criar e gerir o seu marketing nas redes sociais
  • Como é que os clientes de amanhã estão a moldar o futuro do marketing digital.

Ben Smart conclui: “Resumidamente, o marketing digital pode beneficiar significativamente as oficinas, a um custo muito reduzido, manter os clientes envolvidos, estimular visitas de retorno e estabelecer uma ligação capaz de aumentar a fidelização dos clientes. Pode também aumentar a notoriedade do negócio e alargar a base de potenciais clientes, pois aqueles que são alcançados começam a partilhar ofertas e novidades com os seus amigos.”

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