As soluções de detalhe automóvel estão cada vez mais presentes nas oficinas, impulsionadas pela maior procura do cliente por soluções de cuidado interior e exterior dos seus veículos.
TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO
Sendo relativamente recente em Portugal, ao longo dos últimos anos o conceito do detalhe automóvel tem-se expandido e sendo cada vez mais procurado. Alexandre Gomes, da Brilho Automóvel, indica que “a evolução no mercado do detalhe automóvel tem sido muito grande e também muito rápida. Há 8 anos, quando iniciámos atividade neste ramo, sentimos algumas dificuldades, principalmente em explicar o que era o detalhe automóvel, quais as diferenças, com os trabalhos que já eram feitos. Hoje em dia, a maior parte das pessoas já sabe perfeitamente o que é o detalhe automóvel, já procura uma casa de detalhe automóvel porque quer um serviço mais cuidado, mais pormenorizado”. Ana Pinto, da Auto Nogueira, é da mesma opinião, afirmando que este é um negócio onde se prevê uma tendência de crescimento. “Verifica-se que nos últimos anos, que as viaturas de alta cilindrada, desportivas, e orientadas para um público jovem têm aumentando, e, a par disto, o cuidado automóvel com a parte estética tem sido acrescido”. Relativamente a este crescimento, João Saraiva, da JMCS, indica que se verifica “uma evolução clara na qualidade e na forma de aplicação dos produtos.
A procura tem aumentado substancialmente, quer ao nível profissional, quer ao nível do consumidor final”. Marcos Eusébio, da Masterdetail, acrescenta que “a evolução do mercado tem sido satisfatória, muito por força das redes sociais e do aparecimento de uma cada vez maior procura pelo cliente por soluções de cuidado e manutenção da sua viatura”. António Lopes, da AutoEstética, revela que “os indicadores que temos, tanto a nível nacional como mundial, será de que este mercado continuará em crescimento. Inclusive, em altura de pandemia, as melhores casas de detalhe a nível nacional não tiveram quebras, pelo contrário, aumentaram a sua faturação”.
Desafios e oportunidades
Pedro Pinto, da Tom Details, indica que o rápido crescimento do detalhe automóvel “fez com que tenham aparecido muitos profissionais a banalizar esta arte, fazendo trabalhos de qualidade muito reduzida, e também fez aparecer clientes que não dão o devido valor ao trabalho. Neste momento a palavra detalhe está completamente banalizada”. Marcos Eusébio segue a mesma linha de pensamento: “é um mercado em crescente, mas que peca bastante pela leviandade com que é tratada atualmente”, indicando que existe “uma gritante lacuna de certificação e de rigor de várias casas ligadas ao setor, urge a criação de uma associação/fundação para a mesma de modo a regular e atribuir classificação/certificação dos membros e empresas”. Apesar destes desafios, José Viegas, proprietário d´A Loja do Detalhe e fundador do fórum detalhe. net em 2004, um dos primeiros a nível europeu, é da opinião que “o detalhe veio naturalmente para ficar. As técnicas usadas e os produtos de maior qualidade facilitam a preparação e garantem resultados muito melhores que os tradicionais”. Alexandre Gomes prevê que o futuro seja positivo para esta área de negócio, “é uma área em constante evolução. Frequentemente saem produtos novos que superam os anteriores. A procura tem sido cada vez maior, ano após ano”. A PÓS-VENDA falou com alguns dos maiores players desta área de negócio, que abordaram os principais aspetos a ter em conta para um trabalho de detalhe de qualidade.
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Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 68 de abril de 2021. Consulte aqui a edição.