Ver todas

Back

“Estamos a investir para melhorar a nossa plataforma B2B”: José Vaz, Romafe

6 Agosto, 2020
1043 Visualizações

À PÓS-VENDA José Vaz, da Romafe, analisa de que forma a empresa e o mercado, no geral, irão recuperar do período de pandemia.

Quais são os fatores / indicadores a ter em atenção na recuperação futura do negócio do aftermarket, na perspetiva do grossista de peças?

Na Romafe, como importadores, consideramos fundamental identificar as principais as dificuldades dos nossos únicos parceiros, a rede de sub-distribuição. Só assim, e em conjunto, conseguiremos delinear as melhores estratégias para superar o momento que atravessamos.

Que medidas foram e estão a ser tomadas para se potenciarem as vendas neste momento?

Mais do que potenciar as vendas, estamos a implementar estratégias e investimentos que garantam a continuidade do nosso negócio a médio e longo prazo. Pensamos que este é o momento de agir de forma sustentada e não reagir com medidas avulsas que apenas garantem resultados imediatos. Queremos agregar valor às nossas parcerias, muito para além da venda.

A digitalização do negócio, através de plataformas B2B (e não só) assume agora uma importância maior na relação com o vosso cliente?

Esta é já a forma preferencial da nossa interação com os nossos parceiros. Estamos também a investir para melhorar significativamente a nossa plataforma B2B.

Qual a sua opinião sobre o futuro do negócio de peças em Portugal, tendo em conta os efeitos da pandemia? Consideram que se vai assistir nos próximos meses a uma enorme guerra de preços no mercado português?

Consideramos que situações extremas potenciam o aparecimento desse fenómeno. Acreditamos, no entanto, que essa não é a melhor forma de servir os nossos parceiros. A guerra de preços é sempre fomentada por aqueles que não apresentam ou agregam outro tipo de valor. Na Romafe, apostamos em disponibilizar todos os nossos recursos para potenciar e desenvolver o negócio dos nossos parceiros.

Em que ano poderemos atingir os níveis de faturação idênticos aos que o setor demonstrou em 2019? 

Isso vai depender da estratégia de cada um, do nível de investimento e da conjuntura em termos Macro. Na Romafe pensamos superar o valor de 2019 ainda este ano.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 58 de julho de 2020. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE