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Dossier Pneus: Paulo Santos Diretor de Vendas da AB Tyres: “No futuro irá existir uma maior aproximação entre construtores e fabricantes”

Paulo Santos, Diretor de Vendas da AB Tyres, revela as mais recentes novidades de produto e analisa o mercado de pneus para pesados.

Qual ou quais as marcas que comercializam para veículos pesados (Camiões e autocarros)?

Fulda Truck, Primewell e Torque.

Qual a mais recente novidade de produto (e suas características principais) ao nível de pneus para veículos pesados (Camiões e autocarros)?

PrimewellA Fulda Truck apresentou recentemente o novo pneu de atrelado para camiões de elevada carga na medida 385/65R22.5, Fulda Ecotonn 2 HL 164K/158L M+S, satisfazendo assim as necessidades dos operadores de camiões, que pretendem otimizar os seus benefícios, aumentando a capacidade de carga.

Para além da capacidade mais elevada, o Ecotonn 2 HL está classificado como pneu de inverno com a marcação M+S, o rótulo da EU para pneus certifica a sua economia de combustível, aderência em piso molhado e o baixo nível de ruído. Para além da robusta construção da carcaça, que proporciona um elevado nível de recauchutagem, a principal característica do novo pneu Fulda é o piso, que apresenta seis nervuras largas concebidas para suportar as tensões a que os pneus de atrelado estão sujeitos, permitindo percorrer mais quilómetros e resistir bem aos danos.

O modelo dos sulcos compreende sulcos largos, em ziguezague, que conferem muitas arestas de contacto às nervuras circulares, à medida que chegam à área útil de contacto, o que significa um elevado nível de desempenho na travagem, quer em piso seco, quer em piso molhado. Os níveis do rótulo da UE comprovam a economia de combustível e o desempenho do pneu na travagem, com o nível «B» em economia de combustível e em aderência em piso molhado.

O Ecotonn 2 HL apresenta ainda a mais baixa classificação de ruído, com uma onda e 69 dB. Na marca Torque Truck foi lançado recentemente o pneu de reboque nas medidas 385/65 R 22,5 e 385/55 R 22,5. Este piso foi concebido para assegurar maior quilometragem e menor desgaste, graças à otimização das características do composto que é utilizado no seu fabrico.

Apresenta uma pegada extra-larga e ombros reforçados, o que lhe confere maior resistência a danos provocados pelas torções, aumentando assim a vida útil do pneu. Este piso oferece estabilidade, segurança e resistência à abrasão, permitindo ainda uma elevada capacidade de carga.

Para além da vertente comercial, que tipo de acompanhamento técnico fazem para os clientes dos pneus de pesados? Existe alguma política de gestão de frotas de pneus?

A ABTyres possui dois especialistas dedicados a esta área de negocio cobrindo todo o território nacional (incluindo ilhas). Mediante as necessidades especificas de cada cliente, estes nossos profissionais além da vertente comercial, fazem também todo o aconselhamento técnico de produto, mediante a especificidade de cada utilização. Quanto à politica de gestão de frotas não temos uma forma de atuação especifica, no entanto, salientamos o fato de podermos disponibilizar uma série de “ferramentas” de gestão em parceria com os fabricantes (nossos fornecedores).

Que análise faz do mercado de pneus para veículos pesados (Camiões e autocarros)?

Não podemos ter uma outra analise que não seja pessimista, pelo fato deste segmento de negócio apresentar atualmente quebras de consumo bastante significativas.

Para além de ajudar na redução do consumo de combustível, que outras vantagens trazem os modernos pneus de pesados para as frotas?

Em cerca de 80% dos países europeus já é permitido que as cargas máximas dos veículos ultrapassem as 40 toneladas, para este efeito os novos pneus pesados começam a apresentar uma capacidade de carga mais elevada, como é o caso do Fulda Ecotonn 2 HL. Os novos pneus não só permitem aos operadores aproveitar ao máximo o aumento do peso legal, como também exibem a classificação para pneus de inverno M+S que permite a utilização em determinados países com esta exigência legal.

Que conselhos dá a um gestor de frota no momento da aquisição de pneus novos para uma frota?

Uma análise detalhada de:
Tipo de utilização.
Tipo de percurso.
Tipo de carga.
Tipo de condução.
Aconselhamos no entanto a ser criado um processo (manual ou informático) que permita o registo de todas as informações anteriormente referidas, com a possibilidade de determinar o custo quilométrico, podendo assim o gestor de frota, com base em dados concretos, optar pela melhor solução.

Que características e funcionalidades terá o pneu para pesados no futuro?

No futuro julgamos que irá existir uma ainda maior aproximação entre os construtores dos veículos e os fabricantes de pneus. Dito isto, pensamos que cada construtor exigirá os pneus com as suas próprias homologações tal como atualmente já acontece nos veículos ligeiros.

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