Revista Pós-Venda
FormaçãoNotíciasDUAL: À medida das empresas
DUAL

DUAL: À medida das empresas

por

Criada há 35 anos, a DUAL é atualmente uma referência na formação para o setor automóvel, com cursos adaptados à realidade do mercado e das empresas.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

F undada pela Bosch, em parce ria com outras 11 empresas, a DUAL é um departamento da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã. O primeiro curso de –
mecatrónica automóvel foi criado quase em exclusividade para os serviços Bosch, no âmbito da forte tradição alemã de apoio à formação profissional, e mais tarde a escola alargou o seu espectro, através da parceria com o IEFP.

Atualmente, todos os formadores da DUAL são externos e quase toda a componente prática dos cursos é realizada nas empresas. “Para nós, é importante que os formadores sejam profissionais da área. Temos uma oficina em cada centro, onde é feita uma pequena parte da formação prática, mas o essencial é sempre nas empresas”. A Bosch dá todo o apoio à DUAL, no que toca a formadores e equipamentos oficinais, e a escola tem como principais parceiros os centros Bosch Car Service. “Mas, com o acordo do IEFP, podemos receber alunos de qualquer local”, explica Elísio Silva.

ESTÁGIOS

As oficinas onde os alunos fazem a sua formação e os estágios dos cursos de formação inicial da DUAL são, essencialmente, concessionários de marca, mas também oficinas independentes ou ligadas a redes. “O número de formandos que fazem os seus estágios em concessionários e oficinas independentes ou ligadas a redes, como a Bosch Car Service ou a Precision, é praticamente igual”.

Um dos principais critérios para a escolha das empresas, por parte da DUAL, é a zona de residência do formando. Os alunos podem escolher o local onde gostariam de estagiar, mas a escolha final é sempre feita  pela empresa e pela DUAL, que efetua uma caracterização técnica e avalia se a empresa tem capacidade técnica e humana para o estágio. Elísio Silva explica que os cursos se diferenciam pela forma como os estágios são organizados. “Normalmente os estágios são estruturados em blocos, no fim de cada ano letivo. Mas nós utilizamos um sistema diferente: o estágio funciona em regime de alternância. O aluno tem quatro meses de formação teórica, e a partir daí tem dois dias por semana de teoria e três dias na empresa, de formação prática. Tem depois dois blocos apenas de formação teórica, durante o segundo e terceiro ano”. Para Elísio Silva, esta estrutura traz vantagens: permite que o formando vá alternando a aquisição de conhecimentos teóricos com a aplicação imediata na prática e transmite uma maior motivação aos alunos. E adianta: “Organizamos os estágios na perspetiva da empresa, no sentido de ir ao encontro  do que precisam. É muito importante o vínculo entre o formando e a empresa”.

A escola tem, atualmente, uma taxa de empregabilidade acima dos 90%, sendo que mais de 30% dos alunos fica a trabalhar na empresa onde estagiou. “Quando as empresas recebem os estagiários é sempre numa ótica de os empregarem no final. Antes do estágio, questionamos sempre se a empresa prevê, a médio prazo, uma necessidade de contratar novos elementos”.

FORMAÇÃO CONTÍNUA E INTRAEMPRESA

A DUAL oferece também ações de formação contínua para os profissionais no ativo. “A nossa oferta é residual nesta área, porque as empresas recorrem mais aos representantes e importadores. Além disso, o nosso foco em termos de formação prática são as empresas. Por isso, o nosso nível de equipamento não é equiparado ao que uma empresa tem. O volume de formação depende também do financiamento que obtemos”. A DUAL promove, também, ações de formação personalizadas à medida das necessidades das empresas.

MERCADO

A procura de formação por parte das oficinas tem vindo a aumentar. “As empresas perceberam que é importante investir na formação e que aquilo que as diferencia é a qualidade e o conhecimento das suas equipas”, diz Elísio Maia. “A abertura para acolher um estagiário é maior do que no passado. E, com a falta de recursos que existe, percebem que é necessário formar os seus colaboradores”.

Do ponto de vista da oferta formativa, Elísio Silva defende que é necessário um maior envolvimento por parte das empresas, para a definição das necessidades, adequação ao mercado e apoio às entidades formadoras. E sublinha ainda que existe um défice na área da colisão. “As empresas requisitam este tipo de formandos, há falta destes profissionais no mercado, mas não há jovens interessados em fazer formação nesta área. Há urgência em promover estas profissões, o envolvimento das empresas na valorização das profissões é muito importante”.

Formação DUAL

Qualificação Inicial

Para jovens que querem prepararse para a vida profissional.
>> Mecatrónica Automóvel: Equivalência ao 12º ano; formação de nível IV; duração de três anos letivos.
>> Mecatrónica Automóvel Aplicada: Equivalência ao 12º ano; duração de dois anos letivos; maior foco na componente prática.
>> Técnico de Gestão Administrativa: A DUAL incentiva os alunos deste curso para funções ligadas ao setor automóvel: departamentos de apoio ao pósvenda, secretariado, armazém e faturação. Durante o curso, os alunos passam pelo apoio à venda de viaturas, processo de legalização, importação, matrículas, contacto com o cliente no pósvenda, faturação, organização dos processos de garantias, logística dos armazéns, gestão de stocks e departamentos administrativos.

Qualificação Contínua 

Para profissionais que pretendem adquirir ou atualizar competências.

>> Diagnóstico e Reparação em Sistemas de Travagem
>> Diagnóstico e Reparação em Sistemas de Direção/Suspensão
>> Eletricidade e Eletrónica
>> Gestão Oficinal
>> Sales-Up no Setor Automóvel
>> Sistemas de Ignição e Injeção Eletrónica de Motores a Gasolina
>> Sistemas de Injeção a Diesel
Qualificação Intraempresa Para empresas que pretendem programas personalizados e ajustados às suas necessidades

DUAL – Qualificação Profissional
Elísio Silva
Porto
226 061 564
duallisboa@dual.pt
www.dual.pt

Nº de visitas: 81 ~ Visto Hoje: 1
Tags:

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com