O dia 31 de março de 2018 será um marco muito importante no que à segurança dos automóveis diz respeito, pois é partir dessa data que o sistema de chamadas de emergência – eCall – passará a ser obrigatório em todos os novos automóveis da União Europeia.
Este requisito significa que um assistente digital estará ligado em permanência e em caso de acidente solicitará automaticamente apoio. “Automóveis conectados significam valor acrescentado. Para além das suas funções básicas, com o sistema eCall o automóvel torna-se num salva-vidas”, afirma Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. O eCall permitirá que as equipas de socorro atuem mais rapidamente e de forma mais precisa em caso de emergência, e espera-se que permita salvar mais de 2.500 vidas a cada ano e reduza em 15 por cento o número de feridos com gravidade. A Bosch fornece uma extensa linha de sistemas eCall, incluindo telemática e serviços, e uma solução para que os carros antigos também possam beneficiar desta solução: o plug eCall telemático.
Assistência rápida como equipamento de série
Os vários procedimentos de segurança, após um acidente, são muitas vezes difíceis de adotar e todos os segundos contam para que as consequências não sejam ainda piores. Contudo, o estado de choque, o encarceramento ou ferimentos graves impedem muitas vezes que se consiga pedir ajuda. O sistema eCall serve exatamente para prestar auxilio nestas situações, detetando o local específico onde ocorreu o acidente, quer seja de noite, numa estrada deserta ou na autoestrada, e envia essa informação para os serviços de socorro. “O sistema eCall consegue contactar as equipas de emergência de forma instantânea e desencadeia um procedimento de socorro em cadeia”, afirma Hoheisel. O sistema também possui um botão SOS que os ocupantes podem usar manualmente para acionar o serviço de socorro. Em qualquer caso, uma chamada áudio é efetuada entre a equipa de emergência e os sinistrados para que possam ser trocados detalhes sobre o acidente. Caso os ocupantes não respondam, a equipa desloca-se imediatamente ao local do acidente. Graças ao sistema de informação preciso, baseado nas coordenadas de GPS, a equipa sabe, inclusivamente, em que direção é que o acidente ocorreu. Este tipo de funcionalidades poupa tempo, uma vez que não há necessidade de se fazer uma inversão de marcha. Em suma, o sistema eCall reduz em 40 por cento o tempo de resposta das equipas de socorro em contexto de cidade e para metade em contexto rural.
Uma caixa de conectividade que salva vidas
Para alguns fabricantes automóveis o eCall não é novidade, uma vez que esta funcionalidade já fazia parte dos sistemas de navegação e infotainment dos seus veículos. Contudo, o que estava instalado nos automóveis era um sistema mais rudimentar. O eCall da Bosch passa a ser não apenas um sistema de emergência, mas uma unidade de controlo de comunicações CCU, considerado o coração da mobilidade conectada. O CCU regista o embate sempre que os airbags ou os retentores dos cintos de segurança são acionados e em segundos as equipas ou os serviços de emergência da Bosch são alertados.
Mas o CCU é capaz de fazer muito mais. Através da ligação aos sensores do automóvel, esta unidade é capaz de detetar quantos cintos de segurança estão em utilização e assim saber quantas pessoas estão no automóvel. Isto permite uma melhor preparação das equipas de emergência para o cenário que vão encontrar e que tomem todas as diligências para que seja prestado um auxílio mais eficaz calculando o número de ambulâncias, veículos de desencarceramento ou reboques necessários.
eCall poliglota
Quem já teve um acidente numa viagem internacional teve de explicar a sua situação às equipas de emergência locais e a língua, muitas vezes, é um obstáculo. É por isso que os serviços eCall da Bosch falam 16 línguas fluentemente, entre elas francês, sueco e turco. Ao contrário dos sistemas de emergência convencionais, o sistema eCall da Bosch alerta, em primeiro lugar, uma equipa de emergência especializada da Bosch, disponível 24/7, 365 por ano. Com base no idioma selecionado, a equipa de emergência sabe a língua que o condutor fala, o que permite uma conversação mais eficaz e clara. Desta forma, são evitados problemas de comunicação, especialmente em situações críticas. A equipa da Bosch coordena as operações de socorro com os serviços locais, que assim têm maior e melhor informação sobre o sinistro. Este serviço está disponível não apenas na Europa, mas também em mais de 50 países de todo o mundo incluindo Japão, Brasil e América do Norte. A Daimler AG é um dos fabricantes que já está a utilizar o sistema multilingue da Bosch nos seus automóveis.
De carregador de isqueiro a salva-vidas
A data de aprovação de um tipo de veículo definirá se o mesmo terá ou não o sistema eCall como equipamento de série. Veículos produzidos com uma data de aprovação anterior a 31 de março de 2018 continuarão a sair da linha de montagem sem o sistema eCall. Mas “para a Bosch, nenhum carro é velho de mais para ser um salva-vidas e é por isso que o sistema é retro compatível através de uma ficha telemática”, afirma Hoheisel. Usando uma ficha de 12-volts (carregador de isqueiro) é possível ter o sistema a funcionar sem que seja necessário instalação profissional ou conhecimentos de mecânica ou eletrónica. Através de um sensor de aceleração, uma colisão ou acidente grave são detetados e, com recurso à tecnologia Bluetooth, a informação é enviada para uma aplicação no smartphone, que por sua vez alerta as equipas de emergência através de uma chamada telefónica, nos mesmos moldes do sistema incorporado nos novos automóveis.
Braga à pendura nos motociclos
Os motociclistas são os utilizadores das estradas que correm maiores riscos: para os condutores de motas o risco de morte é 18 vezes superior ao dos condutores de automóveis. Tendo em conta este número, a Bosch desenvolveu um sistema eCall especifico para as duas rodas, que passou por um processo de melhoramento a cargo da equipa de processo da Bosch em Braga. Um conjunto de engenheiros portugueses deu apoio no melhoramento do hardware e mecânico do dispositivo de forma a se adaptar às exigências destes veículos. Um CCU especial, que captura dados de operação do motociclo, em conjunto com um módulo de GPS integrado permitem detetar um acidente e enviar a localização exata do sinistro para os serviços de emergência, diminuindo o tempo de resposta e aumentando a eficácia. Este sistema, que até à data é produzido em exclusivo pela unidade da Bosch em Braga para o grupo BMW, poderá estender-se a outros fabricantes, tendo em conta que a regulamentação obrigará os novos veículos a possuir o eCall como equipamento de série.