Ver todas

Back

Eni desenvolve novo supercomputador

25 Janeiro, 2018
503 Visualizações

A Eni acaba de lançar um novo supercomputador: o HPC4. A operar no Green Data Center em Ferrera Erbognone, perto de Milão, o HPC4 irá garantir um nível muito alto de processamento de dados e capacidade de armazenamento, sendo capaz de hospedar todo o ecossistema de algoritmos desenvolvidos pela Eni.

O HPC4 vem quadruplicar o poder de computação da empresa. “O HPC4 é uma conquista importante em processo de digitalização da Eni”, explicou o CEO da empresa, Claudio Descalzi.

Os supercomputadores da Eni Green Data Center fornecem suporte estratégico ao processo de transformação digital da empresa em toda a cadeia de valor, desde a fase de exploração e desenvolvimento de reservatórios de petróleo e gás até a gestão dos grandes dados gerados em fase operacional por todos os nossos ativos produtivos (upstream, refinação e petroquímica). A infraestrutura de supercomputadores da Eni opera com base num ecossistema de algoritmos extremamente avançado e complexo, criado e desenvolvido pela Eni e baseado na sua própria experiência e conhecimento.

Claudio Descalzi, Diretor Executivo da Eni, revelou: “Os investimentos dedicados ao reforço da infraestrutura de supercomputação e ao desenvolvimento de algoritmos são uma parte significativa do processo de transformação digital da Eni. Podemos armazenar e processar enormes quantidades de dados para imagens geofísicas, modelagem de sistemas de petróleo e reservatórios, além de usar algoritmos de computação preditiva e cognitiva para todas as nossas atividades comerciais. Essas tecnologias vão permitir, por um lado, acelerar e tornar todo o processo a montante mais eficiente e preciso, reduzindo os riscos na fase de exploração e, ao mesmo tempo, dando-nos uma vantagem tecnológica significativa, mas também para aumentar o nível de fiabilidade, integridade técnica e operacionalidade de todas as nossas plantas produtivas, minimizando os riscos operacionais, com benefícios em termos de segurança e impacto ambiental”.

No seguimento da política de sustentabilidade da Eni, o Green Data Center da Eni e o novo HPC4 foram projetados para garantir o máximo nível de eficiência energética para minimizar as emissões de CO2 e os custos operacionais.

PALAVRAS-CHAVE