Ver todas

Back

EPATV: Adaptar a formação ao mercado

16 Dezembro, 2019

Com 25 anos de história, a EPATV é já uma referência no ensino da mecatrónica no Distrito de Braga.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

A Escola Profissional Amar Terra Verde, localizada em Vila Verde, tem como principal objetivo proporcionar aos jovens da região uma formação profissional, adaptada às necessidades específicas do meio geográfico em que se insere. “A escola pretende proporcionar uma formação integral e integrada dos jovens, qualificando-os para o exercício profissional e para o prosseguimento de estudos”, explica Ana Luís Nogueira, Coordenadora do Departamento de Comunicação e Imagem do Grupo Amar Terra Verde e Gestora de Qualidade da Escola Profissional Amar Terra Verde.

MECATRÓNICA AUTOMÓVEL
O Curso Técnico de Mecatrónica Automóvel, que teve início em 2006, tem tido uma grande progressão, com uma grande procura por parte de novos alunos e conta atualmente com três turmas: 1.º, 2.º e 3.º ano. “Todos os anos nos surge um elevado número de alunos que pretendem ingressar no curso de mecatrónica, pelo facto de os ex-alunos e as empresas passarem a palavra, e também devido à elevada taxa de empregabilidade, cerca de 70% na área de formação. Todos os dias as empresas nos contactam a solicitar técnicos para as suas oficinas”, explica Ana Luís Nogueira. Os alunos procuram este curso com vista a ingressarem em empresas de reparação automóvel, concessionários, empresas de fabrico automóvel e de comércio de peças auto.

COMPONENTE PRÁTICA
O curso de mecatrónica está dotado de uma grande componente prática, lecionada na oficina de mecânica automóvel da escola, que está devidamente equipada com equipamentos de oficina automóvel, equipamentos de diagnóstico, ferramentas e os mais diversos componentes automóveis, assim como alguns veículos destinados à formação. “As condições que a escola proporciona permitem aos alunos uma melhor preparação para o mercado de trabalho. Outro fator importante, e talvez o mais diferenciador, é o facto de os alunos realizarem a manutenção das viaturas da escola, dos funcionários e até mesmo dos seus próprios automóveis, fazendo intervenções nas mesmas sem receio, o que lhes permite trabalhar numa maior variedade de sistemas e marcas diferenciadas. Isto só é possível porque os formadores têm uma vasta experiência na manutenção e reparação automóvel, conferindo aos alunos uma grande capacidade na resolução dos mais diversos problemas, quer mecânicos quer elétricos ou eletrónicos”, explica Ana Luís Nogueira.

No final dos três anos, os alunos realizam a Prova de Aptidão Profissional, que marca o fim de um percurso, no qual efetuam um projeto indispensável para a obtenção do certificado de técnico de mecatrónica automóvel, de nível IV. Entre os projetos, Ana Luís Nogueira enumera alguns, tais como “a construção de simuladores que demonstram o funcionamento dos sistemas do automóvel que servirão para os futuros estudantes do curso praticarem os sistemas em causa de forma isolada, para uma melhor compreensão dos mesmos, as parcerias com empresas que nos solicitam colaboração para trabalhos de preparação de veículos para provas desportivas e a construção de Roll-bar para automóveis de competição, reparação de viaturas da escola, dos professores e dos próprios formandos”.

ESTÁGIOS
Em todos os anos de formação os alunos da EPATV realizam a formação em contexto real de trabalho. Estes estágios realizam-se em várias empresas, nomeadamente, BMcar (BMW), Mercedes Benz, Cardan Braga-(Peugeot), Auto-Sueco (Volvo) e em oficinas Bosch Car Service, entre outras. Estes formados têm ainda a possibilidade de realizarem a sua FCT no estrangeiro, ao abrigo do programa ERASMUS. Este programa tem permitido a alguns alunos da EPATV a realização da sua formação em contexto de trabalho num país europeu, maioritariamente em Itália, Espanha ou na Alemanha.

Curso Técnico de Mecatrónica Automóvel
Duração 3 anos
Certificação dupla certificação, escolaridade nível IV e a obtenção de certificado de exercício profissional de Técnico de Mecatrónica Automóvel reconhecido em toda a Europa.
Estrutura componente sociocultural de 1000 horas, científica, de 500 horas e tecnológica, de 1100 horas.
Estágio 1.º ano, 120horas; 2.º ano, 260 horas e 3.º ano, 390 horas.

Escola Profissional Amar Terra Verde
Vila Verde
Ana Luís Nogueira
253 322 016
geral@epatv.pt
www.epatv.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 41, de fevereiro de 2019. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE