Ver todas

Back

Formação online: “A recetividade dos cursos realizados superou as nossas expetativas”, António Caldeira, Cepra

25 Setembro, 2020

Para ativos, o CEPRA preparou um plano de apoio às empresas e profissionais, garantindo formação online gratuita durante o mês de maio, com os cursos Start-Stop, Veículos Híbridos e Elétricos – Intervenção em segurança, Análise de folgas e Pneus e Jantes.

Estas formações têm decorrido totalmente à distância, contrariamente ao habitual, em que decorrem no formato b-learning (formato que o CEPRA já tem desde 2014), com uma sessão presencial final. A sessão prática decorre na forma de sessões síncronas, em que os formandos acompanham a distância as atividades de demonstração prática que o tutor/formador executa nas oficinas do CEPRA. O CEPRA está também a realizar cursos online síncronos com formandos e formador presentes em simultâneo na plataforma de formação, interagindo entre si.

“O CENTRO QUALIFICA tem também utilizado esta modalidade para a realização de processos de certificação de competências. Também na formação inicial o CEPRA está a realizar sessões síncronas de formação a distância para as intervenções de cariz mais teórico, complementando este tipo de formação as aulas práticas em oficina”, explica António Caldeira, Diretor do CEPRA. “Os formandos acedem através da nossa plataforma de gestão da formação, já preparada para esta modalidade. A recetividade dos cursos realizados superou as nossas expetativas, mesmo de profissionais pouco habituados a esta realidade”. Por este motivo, o CEPRA pretende, nos próximos meses, incrementar a oferta, “aumentando as ferramentas disponibilizadas e o número
de cursos”.

Quais as vantagens deste tipo de formação?
“Os formandos podem aceder à plataforma de formação a qualquer hora/lugar, definindo assim o seu percurso de aprendizagem, ao seu ritmo. Contam com tutores especialistas que os acompanham e ajudam a atingir os objetivos de aprendizagem. O custo da formação é mais baixo porque se evitam tempos e custos de deslocação, e existe uma variedade de ferramentas de comunicação que permite abranger”.

Qual a importância, no contexto atual de pandemia, da realização de ações de formação online?
“Face à necessidade de afastamento social, é a abordagem mais adequada para se aceder à formação”.

Mais informações em www.cepra.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 57 de junho de 2020. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE